Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta terça-feira (08/03), evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Idealizado pela procuradora de Justiça Carla Araújo, o encontro reuniu quatro mulheres palestrantes que apresentaram suas emocionantes histórias de superação e combate à opressão e violência de gênero. Carla Araújo, que também está à frente do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica/MPRJ), atuou como mediadora entre as falas das palestrantes.
No início da rodada de palestras, a Brigadeiro Médica da Força Aérea Brasileira Carla Lyrio, primeira mulher a ser promovida ao posto de Oficial General no país, compartilhou com o público sua trajetória profissional. A militar apresentou um panorama histórico do ingresso feminino nas Forças Armadas, desde a década de 1980, e citou como desafio a ser superado o combate ao preconceito e a busca por maior inclusão nos quartéis.
Em seguida, a decana do MPRJ, procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, iniciou sua fala com a declamação de um poema da escritora Adélia Prado, a partir do qual ressaltou a sensibilidade feminina como fonte de empatia e compaixão. “Estamos falando de uma feminilidade que não se confunde com submissão, e de uma coragem que não aceita o menosprezo”, afirmou a procuradora.
Na sequência, a palavra foi concedida à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade. A chefe do MP capixaba também compartilhou importantes passagens e momentos de sua trajetória na luta por Direitos Humanos e destacou a importância do diálogo a fim de combater os estereótipos de gênero. O encontro terminou com palestra da psicóloga Lisandra Zanuto, que abordou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e suas lutas diárias por uma vida emancipada e livre das pressões e padrões sociais e culturalmente impostos.
Participou da abertura do evento o subprocurador-geral de Justiça de Administração do MPRJ, Eduardo Lima Neto, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Assista AQUI à íntegra do evento.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)