Notícia
Notícia
A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) empossou, nesta segunda-feira (07/02), a juíza Eunice Bitencourt Haddad, titular da 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), presidente para o biênio 2022-2023. Eunice é a segunda mulher à frente da associação. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e outras autoridades prestigiaram a posse no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta segunda-feira (07/02).
Em seu discurso, a nova presidente defendeu a Magistratura e o Poder Judiciário. “Os ataques à Magistratura resultam no enfraquecimento da sociedade. Magistratura e sociedade civil, além dos demais Poderes constituídos, devem estar sempre unidas em prol dos interesses comuns”, destacou a presidente. Para Eunice Haddad, somente uma Magistratura unida pelo diálogo pode garantir a independência do Judiciário, um dos básicos pilares do Estado Democrático de Direito. “O Judiciário enfraquecido afeta a democracia de maneira absoluta. As tiranias convivem bem com a Justiça acossada, os magistrados perseguidos, os direitos desrespeitados. Não admitiremos que isso aconteça no nosso país. Unidos, nós magistrados somos fortes. Digo mais: fortíssimos.”
Ao parabenizar a nova presidente, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, ressaltou a importância do movimento associativo, do qual fez parte presidindo a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), por três gestões. “Venho do movimento associativo, fui presidente da AMPERJ durante três mandatos e sou testemunha da importância da AMAERJ para a Magistratura fluminense. Foram muitas lutas no período em que estive integrando o movimento associativo. É fundamental uma Magistratura forte, com respeito às suas prerrogativas. O movimento associativo cumpre esse papel. Tenho certeza que a doutora Eunice fará um brilhante mandato. Conte com o Ministério Público na defesa do Sistema de Justiça”, disse o PGJ.
Além do PGJ, estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, que representou o governador do Rio, Cláudio Castro, do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), André Ceciliano, do presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, dos ministros Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Elton Leme. Também compuseram a mesa solene o presidente da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, e o conselheiro do CNJ Mauro Martins. Na modalidade virtual participaram o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, e o ministro Herman Benjamin.
“Saúdo a colega Eunice Haddad para que tenha um mandato de êxito, acima de tudo em uma casa como a AMAERJ, onde aqui há juízes valorosos que dão exemplo para o Brasil todo”, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. “Eunice Haddad tem seriedade de trabalho e compromisso com a Magistratura”, declarou Renata Gil, presidente da AMB. A presidência da AMAERJ foi transmitida pelo juiz Felipe Gonçalves que relembrou o trabalho no biênio 2020-2021 e agradeceu a ajuda da diretoria, dos associados e dos funcionários.
Também participaram da cerimônia de posse o presidente da AMPERJ, procurador de Justiça Cláudio Henrique da Cruz Viana, ex-presidentes do TJ-RJ e da AMAERJ, presidentes de associações estaduais de magistrados e parlamentares.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)