NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ realiza seminário sobre o atendimento psicossocial na atenção primária à saúde
Publicado em Tue Nov 16 10:15:08 GMT 2021 - Atualizado em Tue Nov 16 10:14:56 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/MPRJ), e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realiza, no próximo dia 23/11, o seminário “Atenção Psicossocial na Atenção Primária à Saúde”. O evento abordará a importância de haver uma maior participação da atenção primária à saúde na prestação de cuidados a pessoas em sofrimento mental ou com transtornos mentais e neurológicos, em um momento em que os casos crescem devido à pandemia.

“Aproximadamente uma em cada quatro pessoas no mundo será afetada por transtornos mentais ou neurológicos em algum estágio da vida. Ainda que várias intervenções para o tratamento dos distúrbios sejam conhecidas, e a consciência sobre a necessidade de tratamento tenha aumentado, a quantidade de pessoas que precisam de cuidado e não recebem ainda é muito grande. Por isso, o seminário pretende fomentar, junto aos promotores de Justiça, um olhar sobre a necessidade de dialogar com os gestores públicos sobre a adoção de políticas que permitam uma maior participação das unidades de atenção primária na prestação de cuidado psicossocial”, explica a coordenadora do CAO Saúde/MPRJ, promotora de Justiça Márcia Lustosa.

De acordo com ela, grande parte das pessoas com transtornos mentais não recebe tratamento adequado ou não é reconhecida e diagnosticada com estes problemas. E o caminho para mudar esta realidade é integrar a atenção psicossocial às unidades de atenção primária. “Os serviços de atenção primária são, geralmente, os mais acessíveis, disponíveis e aceitos pelas comunidades. Onde a saúde mental está integrada como parte desses serviços, o acesso melhora, os transtornos mentais são mais facilmente identificados e tratados, e a comorbidade de problemas físicos e mentais também é manejada de forma mais adequada”, afirma a coordenadora do CAO Saúde/MPRJ.

O seminário começa às 14 horas e será transmitido por meio da página no Youtube do IERBB/MPRJ. Palestram no evento a doutora em Saúde Pública Mirna Barros Teixeira, e as técnicas periciais do Núcleo de Saúde do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), Moema Belloni Schmidt, Claudia Pellegrini Braga, e Patricia Passaro da Silva Toledo.

Por MPRJ

saude
ierbb
tutela coletiva de defesa da saúde
atenção psicossocial na atenção primária à saúde
atenção primária à saúde
147 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar