Notícia
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O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) passou a disponibilizar, desde a última terça-feira (01/06), o serviço de gratuidade nas ligações efetuadas do Estado do Rio para o número 127, que recebe chamadas direcionadas à Ouvidoria. Anteriormente, as ligações eram tarifadas e, desta forma, a iniciativa atende a uma reivindicação da população, que pode acionar o MPRJ para fazer denúncias, elogios, críticas, representações, reclamações, pedidos de informações e sugestões.
A Ouvidoria é o canal direto de diálogo do MPRJ com a sociedade, proporcionando a participação popular através da escuta atenta da reivindicação e da reclamação, e um espaço na esfera pública de intercessão entre o cidadão e a instituição, contribuindo para a elevação dos padrões de transparência, presteza, segurança e melhoria das atividades dos membros e dos órgãos ministeriais.
Por meio da Ouvidoria, o MPRJ recebe as comunicações de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público, de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus tratos a idosos, crianças e deficientes físicos, e de vários tipos de crimes, como pedofilia, corrupção, pirataria, atuação de milícias e violência sexual, entre outros, além de queixas e reclamações dos serviços prestados pelos membros e servidores da própria instituição.
Além do telefone 127, a Ouvidoria também recebe comunicações pelo formulário eletrônico http://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario, pelo número 21-3883-4600 (ligações de fora do Estado).
Devido à pandemia, o atendimento presencial na sede do MPRJ está sendo realizado através de prévio agendamento.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)