Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), está lançando o projeto “História em Destaque”, com o objetivo de divulgar ainda mais o valioso acervo da Instituição.
A cada mês, o Centro de Memória terá como destaque um dos 16 mil documentos que resgatam a história do MPRJ. O primeiro a fazer parte do projeto é o livro “Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense”, escrito pelo defensor público aposentado Célio Erthal Rocha. A obra descreve o período entre 1966 e 1980, no qual o autor integrou o Ministério Público do antigo Estado do Rio como defensor, exercendo o cargo de assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em quatro gestões distintas. O acervo pessoal de Célio Erthal é riquíssimo, composto por documentos oficiais, matérias jornalísticas, cartas, depoimentos e fotos.
O livro também reúne comentários de procuradores e promotores de Justiça do MPRJ. A segunda edição, lançada em 2015, foi prefaciada pelo procurador-geral de Justiça Luciano Mattos, à época presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ).
Mais informações sobre o livro “Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense” podem ser acessadas pelo link https://atom.mprj.mp.br/index.php/livro-um-olhar-sobre-o-minist-rio-p-blico-fluminense.
Preservar a memória da Instituição, assim como difundir informações de caráter histórico, com resgate de documentos e objetos iconográficos, estão entre as atribuições do CDM/MPRJ. A divulgação do acervo é feita pela plataforma ICA-AtoM e pode ser acessado pelo link https://atom.mprj.mp.br/index.php/centro-de-mem-ria-procurador-de-justi-a-jo-o-marcello-de-ara-jo
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)