Revista Nº 33 Resumo

Imagem representativa do ARTIGO DA REVISTA N° 33
ARTIGO DA REVISTA N° 33

jul./set. 2009.

Ética e pesquisa em psiquiatria

33 Artigo

Artigo
DOCUMENTO
Arquivo para download - Versão PDF

Ética e pesquisa em psiquiatria

Artigo

Ética e pesquisa em psiquiatria

Autor

Fernando Portela Câmara

MD, PHD. Doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Especialização em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP. Especialização em Enzimologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professor associado do Instituto de Micro­biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é chefe do setor de Epidemiologia de Doenças Infecciosas. Foi membro do Grupo Tático para Ações em Emergências Epidemiológicas no Âmbito do Estado do Rio de Janeiro (Funasa, 2002); ministrou cursos sobre armas biológicas e bioterrorismo em instituições como a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e em eventos como o II Seminário Internacional de Defesa Civil (Defencil), a Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da IACP, entre outros. Atualmente desenvolve modelos de peste silvestre em metapopulações de roedores.

Resumo

Entre o pesquisador e os interesses econômicos dos acionistas pode haver interesses particulares daquele, seja como acionista, seja como parceria condicionada a rendimentos econômicos ou algum tipo de vantagem pessoal. A realidade deste fato abriu caminho para uma controvérsia que vem ganhando espaço na mídia geral e especializada, provocando a ação de organizações públicas e profissionais, bem como do público em geral. O que se discute é, essencialmente, a confiabilidade de resultados envolvendo pesquisas biomédicas e conflito de interesse quando os autores têm participação nos lucros da empresa quando ou esta financia suas pesquisas e complementa seus ganhos salariais.

Abstract

Between the researcher and the economic interests of the shareholders, there may be particular interests of the researcher, either as a shareholder or as a partnership conditioned to economic returns or some type of personal advantage. The reality of this fact paved the way for a controversy that has been gaining space in the general and specialized media, provoking the action of public and professional organizations, as well as the public in general. What is under discussion is, essentially, the reliability of results involving biomedical research and conflict of interest when the authors have a share in the profits of the company when it finances its research and complements its salary gains.

Palavras-chave

Psiquiatria. Pesquisa. Ética. Conflito de interesse.

Keywords

Psychiatry. Search. Ethic. Conflict of interest.

Como citar este artigo

CÂMARA, Fernando Portela. Ética e pesquisa em psiquiatria. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, nº 33, p. 23-29, jul./set. 2009.