Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) externa seu profundo pesar pelo falecimento, na manhã deste domingo (17/01), do ex-procurador-geral de Justiça e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Hamilton Carvalhido, aos 79 anos.
Hamilton Carvalhido nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 10 de maio de 1941. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro (FCJR/UGF), em 1963, ele iniciou a carreira no Ministério Público fluminense, no qual permaneceu de 1966 a 1999.
Foi procurador-geral de Justiça entre 1995 e 1999. Em sua gestão foi inaugurada a sede do Ministério Público estadual na Av. Marechal Câmara, 370 - Centro (1998). Foi fundador da Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro. Exerceu a presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e exonerou-se do MPRJ em 1999 quando nomeado ministro do STJ. Sua aposentadoria na Corte deu-se em 2011. Foi também professor em universidades do Rio de Janeiro e em Brasília.
Segundo informações do STJ, o sepultamento do magistrado será realizado em Brasília, sendo reservado aos familiares. Muito respeitosamente, o MPRJ presta condolências e os mais sinceros pêsames.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)