Notícia
Notícia
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) empossou nesta quinta-feira (07/01) o promotor de Justiça substituto Rafael Altenburg Odebrecht Curi Gismondi, último aprovado no XXXV Concurso para Ingresso na Classe Inicial. A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e contou com a presença da corregedora-geral do MPRJ, procuradora de Justiça Luciana Sapha Silveira, do decano do Conselho, procurador de Justiça Marcelo Daltro Leite, do secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros, e do chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Virgílio Stavridis. Os demais integrantes do Conselho assistiram à cerimônia de maneira virtual, respeitando as medidas sanitárias de combate à propagação da pandemia do novo coronavírus.
Em sua fala, Gussem destacou a importância da atuação do Conselho para que todos os aprovados no concurso fossem empossados no prazo estabelecido pelo edital. “Gostaria, inicialmente, de parabenizar o doutor Rafael e a todos os que colaboraram com o êxito de sua missão. Seja muito bem-vindo ao MPRJ. E como alguns ciclos começam e outros se enceram, meu mandato se encerra no próximo dia 16/01 e gostaria de agradecer aos integrantes do Conselho que, durante os dois anos em que estivemos juntos, formaram um colegiado harmônico, que lutou muito pela posse de todos os aprovados dentro do prazo estabelecido. Tivemos mudança de regimento, adequação às sessões telepresenciais e convivemos com diferentes desafios durante a pandemia, mas nada disso impediu que todos fossem chamados, pois mantivemos um convívio respeitoso e diferenciado. Eu costumo dizer que não convido amigos para trabalhar, mas que muitos daqueles que trabalham comigo acabam se transformando em amigos. Por isso, gostaria de agradecer também aos integrantes da Secretaria dos Órgãos Colegiados e a toda a equipe de apoio por esse convívio, pois juntos ajudamos a construir uma instituição melhor”, afirmou o PGJ.
O procurador de Justiça Galdino Augusto Coelho Bordallo foi o conselheiro escolhido para fazer o discurso de boas-vindas ao novo membro do MPRJ. “Parabéns, Rafael. Você está ingressando em uma instituição onde fará amigos para toda a vida, uma instituição que atua em defesa dos interesses da sociedade e que tem se atualizado tecnologicamente para fortalecer a atuação de nossos membros. Gostaria de aproveitar para fazer uma homenagem pois esta é a última reunião do Conselho com esta composição, uma vez que o doutor Gussem deixará o cargo nos próximos dias. Ele que sempre foi uma pessoa cortês e educada durante os nossos encontros, nunca intervindo em decisões do colegiado, entrando para a história como um dos grandes procuradores-gerais de Justiça do MPRJ”, declarou Galdino.
Novo integrante do MPRJ, Rafael agradeceu, em seu discurso de posse, aos pais, irmãos, namorada e amigos por incentivá-lo durante o processo de preparação para a prova de ingresso. “É uma honra estar ingressando hoje nessa instituição e gostaria muito de agradecer ao PGJ, à corregedora-geral, aos integrantes do Conselho Superior, à Comissão responsável pela realização do concurso e aos servidores que trabalharam para que, apesar da pandemia, pudéssemos todos ser empossados dentro do prazo. Foi uma caminhada recompensadora e assumo o compromisso de atuar com a diligência e a eficiência necessárias pra combater males como a corrupção e o crime organizado “, disse o promotor de Justiça substituto.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)