Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB/MPRJ), em parceria com o Setor de Atendimento Especial do MPRJ, realizou, na manhã desta sexta-feira (06/03), a primeira ação social do Projeto Criança Cidadã deste ano. O atendimento ocorreu no Abrigo Associação Obra de Assistência à Infância de Bangu, na Zona Oeste do Rio.
O Projeto Criança Cidadã, criado em 2015 pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO Infância/MPRJ), visita abrigos, através de servidores da COESUB/MPRJ e servidores do Atendimento Especial do MP, para documentar as crianças e adolescentes que vivem nesses locais. Durante esta ação, foram emitidas oito certidões de nascimento, dez inscrições no CPF e 16 carteiras de identidade.
A servidora Andrea Lacerda Brasil, que faz parte do Setor de Atendimento Especial do MPRJ, foi capacitada pelo Detran/RJ e participou da ação coletando as digitais das crianças. Além dela, participaram da ação Wanderley de Mattos Lopes, chefe do Setor de Atendimento Especial, a servidora da COESUB/MPRJ Lívia Pereira Paschoal, e as estagiárias de serviço social da COESUB Rebecca Tillman Pompe e Marina Viana da Silva.
O Setor de Atendimento Especial do MPRJ também tem atuado como parceiro do COESUB/MPRJ nas ações do Projeto Criança Cidadã. A parceria ocorre desde o segundo semestre de 2017, e o setor ajuda na emissão dos documentos das crianças atendidas. A próxima ação do projeto ainda não tem data definida, mas ocorrerá em Campo Grande, que também fica localizado na Zona Oeste do Rio.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)