Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), deu continuidade, nesta sexta-feira (22/11), à visita de alunos da rede pública de ensino, com a presença de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Sonia Regina Scudese Dessimoni Pinto de Brás de Pina. Na semana passada, a visita foi feita pelo 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Orsina da Fonseca com sede na Tijuca. A vinda dos grupos faz parte do Projeto “Caminhos da Cidadania”, em cooperação com o Museu Histórico Nacional (MHN), um circuito de exposições entre o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves e o MHN.
Coordenador do CDM/ MPRJ, o procurador de Justiça Marcio Klang destacou a importância do projeto para a sociedade. “Desde a criação do Centro de Memória, houve a preocupação de que esse centro fosse uma fonte de divulgação do Ministério Público. Fizemos um convênio com o Museu Histórico Nacional, chamado “Caminhos da Cidadania”, um projeto pelo qual alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas visitam as exposições e conhecem um pouco mais da história do MP, abrindo espaço para debates e perguntas”, explicou Klang.
Os estudantes iniciaram a manhã com uma visita guiada pela exposição “cidadania em construção”, no MNH. A mostra conta a história da construção do Estado a partir do Império, passando pelos conceitos de divisão dos três poderes, constituição e cidadania. Em seguida, os alunos seguiram para a exposição “Ministério Público: 127 anos de Rio de Janeiro”, onde puderam conhecer um pouco da história e funções do Ministério Público.
A professora responsável pela visita, Aliteia Maria da Silva, agradeceu a oportunidade de trazer os alunos às exposições, “É muito bom promover essa parceria, porque nós queremos trazer os alunos, mas muitas vezes não temos estrutura para nos deslocar. Visitar o museu e conhecer um pouco da história do MP abre portas para eles, traz conhecimento e promove riqueza cultural”, avaliou Aliteia.
No mês de outubro, o projeto recebeu a Escola Municipal Mário Paulo de Brito de Irajá e a Escola Brasil Turquia de Jardim Gramacho/ Duque de Caxias.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)