Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem, reuniu-se nesta segunda-feira (21/10), com o procurador-geral da República, Augusto Aras, em Brasília. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Passos, os procuradores-gerais de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, e do Distrito Federal, Fabiana Costa Oliveira Barreto, e o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira.
O enfrentamento da criminalidade e as formas de contribuição do Ministério Público para o desenvolvimento da economia foram os temas abordados no encontro.
Alinhado ao princípio adotado pela atual gestão da Procuradoria-Geral de Justiça de orientar os órgãos de execução a terem o foco na prevenção de problemas, o PGR Augusto Aras propôs durante o encontro uma valorização da atuação preventiva pelos MPs. “No lugar de expedirmos uma recomendação durante uma obra ou ajuizarmos uma ação de improbidade penal no seu final para punir agentes públicos que porventura tenham cometido ilegalidades, que o façamos a priori, ao tomar conhecimento de algum grande empreendimento, acompanhando-o desde o início. O trabalho preventivo deve ser mais valorizado”, afirmou.
Também participaram da reunião o coordenador da 3ª Câmara (Ordem Econômica e Consumidor) do MPF, Luiz Augusto Santos Lima; e o chefe de gabinete do PGJ/MS, o promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda.
(Dados coletados diariamente)