Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Sonegação Fiscal (GAESF/MPRJ), em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisas (IEP/MPRJ) e com a Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Afimerj), realizou, nesta quinta-feira (10/10), no auditório do edifício-sede, o II Seminário de Gestão Tributária Municipal, com o tema “As perspectivas da administração tributária e o futuro do fisco municipal no contexto das reformas”.
O auditório repleto comprovou a relevância da discussão dos assuntos tributários e a necessidade da troca de experiências, do desenvolvimento de trabalhos de modernização da administração tributária municipal e do fortalecimento da classe fiscal em âmbito estadual e nacional. Participaram auditores fiscais tributários, secretários municipais, integrantes do MP e do Tribunal de Contas, além de outros personagens da Administração Tributária Municipal.
O promotor de Justiça Vinicius Cavalleiro, coordenador do GAESF/MPRJ, comentou que o objetivo foi inspirar alternativas e soluções, de forma colaborativa, a partir dos debates e dos temas apresentados pelos palestrantes. “Buscamos trazer ao seminário pessoas especialistas em seus temas, desde a gestão fazendária até o cruzamento de dados, para demonstrarmos o instrumental e discutirmos novas e boas práticas. Esse é o objetivo, através de uma organização muito concisa e voltada para a atividade fim”, comentou.
O superintendente de Fiscalização da Secretária de Estado de Fazenda do Rio, Rodrigo Aguieiras, destacou a variedade de temas em pauta. “Há necessidade não só de reformular, mas de propor maior eficiência da máquina, não só em recursos materiais e humanos, como tecnológicos. Esse tema da tecnologia abordado hoje é muito importante para que toda a administração pense em mudar nossos procedimentos e práticas”, destacou Rodrigo.
Também participaram da mesa de abertura o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), Thiers Montebello; o presidente da Afimerj, Renato Lima; e o diretor de Assuntos Estratégicos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e do Distrito Federal (Anafisco), Rafael Aguirrezábal.
Acesse aqui as informações sobre as palestras
Acesse a íntegra do parecer.
Conheça o trabalho do GAESF/MPRJ
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)