Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu, nesta quarta-feira (5/4), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes, além de mais quatro desembargadores e dois juízes auxiliares do Tribunal, para apresentar a plataforma “MP em Mapas”, desenvolvida com o objetivo de compartilhar e integrar os dados do Estado do Rio de Janeiro. O encontro ocorreu no edifício das Procuradorias do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Eduardo Gussem mostrou o funcionamento da plataforma digital criada pelo MPRJ, que está disponível para acesso de membros, servidores e cidadãos. O sistema reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do MP fluminense. Durante o encontro, o procurador disponibilizou a ferramenta para uso do Tribunal de Justiça e sugeriu a troca de informações e dados entre as instituições.
“Com a equipe do ‘MP em Mapas’ completamente montada, com 16 pessoas, vamos agora desenvolver a plataforma numa velocidade ainda maior. Para nós, é um prazer dividir isso com o Tribunal de Justiça e trazer mais organismos para colaborar com o fortalecimento da ferramenta”, disse o procurador, acrescentando que a plataforma digital foi desenvolvida pensando numa atuação mais resolutiva do MP com o empoderamento do cidadão.
Além do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, participaram da reunião de apresentação do “MP em Mapas" os desembargadores Antônio Jayme Boente, Ricardo Couto de Castro, Luciano Rinaldi de Carvalho e Henrique Carlos de Andrade Figueira; os juízes Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Júnior e Fábio Ribeiro Porto.
Após a apresentação, o juiz Fábio Ribeiro Porto elogiou a plataforma desenvolvida pelo MPRJ. “Eu acho a ferramenta fantástica. Em âmbito da gestão interna do Ministério Público, está excelente. Estamos desenvolvendo no Tribunal uma ferramenta há muitos anos e não conseguimos chegar a essa ponto de refinamento”, disse o juiz.
Pelo MP, também participaram da reunião o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto; a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Leila Machado Costa; o subprocurador-geral de Assuntos Cíveis e Institucionais, Sérgio Ulhôa; e os promotores Dimitrius Viveiros Gonçalves, secretário-geral do MPRJ; Andrezza Cançado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Execução Penal (CAO Execução Penal); Gabriela Tabet, subcoordenadora do CAO Execução Penal; Bernardo Vieira, secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação; Carla Carruba, coordenadora de Análise de Diagnóstico e Geoprocessamento.
A promotora Carla Carruba, que conduziu a apresentação, disse que o “MP em Mapas” tem 180 camadas de informação em diversos eixos temáticos, como segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros. Os dados são colhidas em órgãos públicos, privados e a partir de indicadores próprios do MPRJ, criando um ambiente institucional de trabalho capaz de consolidar informações relativas a políticas públicas e a outras áreas sensíveis à sociedade.
(Dados coletados diariamente)