NoticiasDetalhe

Notícia

Idoso e Pessoa c/Deficiência
MPRJ participa da 14ª edição da CaminhaDown Zona Sul, em Ipanema
Publicado em Tue Mar 26 12:10:46 GMT 2019 - Atualizado em Tue Mar 26 12:15:36 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ), participou da ação CaminhaDownRio 2019 , realizada na manhã deste domingo (24/03), no Posto 8, em Ipanema. O evento, aberto ao público, reuniu centenas de pais e seus filhos para mais de uma dezena de atividades. A ação faz parte das celebrações do Dia Internacional da Síndrome de Down e contou este ano com o lema "Todos juntos, ninguém fica de fora".

O dia de sol, numa das mais famosas praias do Rio de Janeiro, foi ainda mais colorido com os balões decorativos, que podiam ser vistos à distância. Muitos voluntários conduziram as atividades, entre as quais: contação de histórias, pintura facial e coletiva, rodas de samba e capoeira, apresentações de judô e de cavalos da polícia montada específicos para equoterapia (tratamento social com utilização de cavalos e éguas), atendimento jurídico, apresentação da bateria-mirim de samba Itakuru e artistas circenses em pernas-de-pau. 

A Ouvidoria Itinerante do MPRJ participou com sua tenda para atendimento a toda a população, em especial, para o recebimento das demandas relativas a problemas que afligem as famílias em que há pessoas com a síndrome. As promotoras de Justiça Renata Scharfstein, subcoordenadora do CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ, e Bárbara Spier, coordenadora do CAO Cível/MPRJ, estiveram presentes e junto com a ouvidora do MPRJ, a procuradora de Justiça Denise Freitas Fabião Guasque‎, atenderam as reivindicações daqueles que procuraram o espaço do MPRJ. Os pedidos serão encaminhados aos respectivos centros de apoio do MPRJ e, de acordo com a natureza das comunicações, as Promotorias de Justiça com atribuição darão o tratamento adequado a cada demanda. 

Para a ouvidora do MPRJ, a participação em eventos desta natureza é  fundamental e revela o interesse do órgão em apresentar-se como uma instituição resolutiva e cada vez mais atenta às necessidades da população. "Para nós é importante apresentar à população os projetos desenvolvidos, de modo muito transparente para a comunidade. Acreditamos numa relação de troca, em que nós precisamos dos cidadãos e eles precisam da gente, cada vez mais próximos", afirmou. Denise Fabião elogiou o evento e aproveitou para reafirmar o compromisso do MPRJ em garantir a todos o direito de cidadania. "O evento de hoje foi um sucesso, muito procurado, com várias atividades para o público, comprovando a importância da informação e da inclusão. Para nós é fundamental garantir o direito constitucional ao pertencimento à sociedade, plural e diversa, e o MPRJ quer estar cada vez mais perto da população para garantir esses direitos", finalizou. 

Pelo MPRJ também participaram do evento as promotoras de Justiça Gabriela Tabet, assessora da Ouvidora/MPRJ, e Eliane de Lima Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), além de funcionários da Ouvidoria, dos Centros de Apoio e demais colaboradores.
Essa foi a 14ª edição da CaminhaDown no Rio - e a sétima a contar com a presença formal do MPRJ. Cláudio Blanco, do comitê gestor da ONG "AcolheDown", organizador do CaminhaDownRio 2019, afirmou que o evento busca dar visibilidade à capacidade das pessoas com a síndrome, e informar à população sobre o capacitismo, o tipo de preconceito contra as pessoas com deficiência. "Queremos trazer para a sociedade uma maior visibilidade para as questões das pessoas com deficiência, não só os que possuem a Síndrome de Down, mas de todos os outros, pois ainda existe muito preconceito e discriminação. E a festa, com essa integração, num espaço como a orla carioca, é uma das maneiras que temos de buscar um novo olhar, uma nova consciência, para as questões e realidades que envolvem a pessoa com deficiência", conta o organizador. "A participação do MPRJ é muito importante, pois é uma instituição defensora da sociedade, das causas coletivas. E a plena inclusão é uma causa de todos nós", complementou.

O evento contou com as presenças da Fiocruz, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da CEDAE, que ofereceu água gratuitamente por meio de seus aguadeiros, e de vários grupos de acolhimento, como o Movimento Down, Life Down, A TrissomiaAmor 21 e Juntos, entre outros. 

No último domingo, dia 17/03, o MPRJ participou do CaminhaDown Zona Norte, em Vicente de Carvalho, com a presença da Ouvidoria Itinerante do MPRJ.

pessoa com deficiência
mprj
ouvidoria
cao idoso
acolhedown
caminhadown rio 2019
189 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar