Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, entre os dias 10 e 14/12, atividades comemorativas em alusão à Semana do Ministério Público. Abrindo a programação, na segunda-feira (10/12), foi realizada, durante a 12ª Sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, a homologação do resultado da eleição para procurador-geral de Justiça, realizada em 03/12, que culminou com a recondução de Eduardo Gussem ao cargo.
Em seguida, foi inaugurada a placa da Sala de Sessões Procurador de Justiça Simão Isaac Benjó, no Edifício das Procuradorias de Justiça. Também no dia 10, foi realizado o almoço de confraternização dos procuradores de Justiça promovido pelo Centro de Procuradores de Justiça (Ceprojus).
Como parte da programação da semana, foram inauguradas três novas galerias de retratos: uma dos membros dos Órgãos Colegiados, na segunda-feira (10/12), outra dos corregedores-gerais, na terça-feira (11/12) e a terceira com fotos dos secretários-gerais do MPRJ, na quarta-feira (12/12).
Com a presença do PGJ, na quarta-feira (12/10), foi aberta a 5ª edição do Bazar de Natal do MPRJ, que recolhe doações para ajudar entidades filantrópicas que cuidam de crianças e idosos. No final da tarde, a música ecoou do auditório do edifício-sede, com a apresentação do Concerto de Orquestra de Câmara e Cantores Líricos Cavalcante, em comemoração ao 17º aniversário da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do MPRJ e da Defensoria Pública (SICOOB Coomperj).
Na manhã de quinta-feira (13/12), foi reinaugurada a Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos, em frente à entrada da do prédio das Procuradorias de Justiça do MPRJ. Fechando a programação de quinta-feira, o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello De Araújo Júnior (CDM/MPRJ), inaugurou o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves com a exposição ‘Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro’. O espaço é destinado a divulgar a trajetória e a missão constitucional do MPRJ, por meio de painéis que contam passagens da história da instituição, entre outros registros.
Encerrando a semana, na sexta-feira (14/12), o MPRJ sediou mais uma edição da entrega do "Colar do Mérito" institucional e da Medalha Annibal Frederico de Souza, durante sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada no Edifício-Sede do MPRJ. Foram homenageadas 24 pessoas, entre procuradores e promotores de Justiça, servidores e personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade e à instituição.
(Dados coletados diariamente)