Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em conjunto com a as polícias Civil do Rio, por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e da Rodoviária Federal (PRF) realizam, nesta segunda-feira (03/12), a Operação Dictum para desarticular uma quadrilha responsável pelo tráfico de armas e munição transportadas do Mato Grosso do Sul para o Rio de Janeiro. A ação acontece nos dois estados e busca cumprir 20 de busca e apreensão e 17 mandados de prisão, expedidos pela Vara Criminal de Itaguaí. O MPRJ obteve os mandados junto àquele Juízo.
Até a manhã desta segunda-feira, foram cumpridos 10 mandados de prisão e outras duas pessoas foram presas em flagrante. Os alvos estão localizados em bairros da Zona Oeste e da Capital, além dos municípios de Cabo Frio, na Região dos Lagos, e de Seropédica, na Região Metropolitana. De acordo com a polícia, armas e cigarros contrabandeados foram apreendidos.
Inquérito policial produzido pela Desarme identificou o envio de milhares de projéteis e armas de fogo de uso restrito nos últimos meses. O rastreamento da quadrilha partiu de apreensões em Itaguaí, Seropédica e Itatiaia, no Rio de Janeiro. Após concluído, o inquérito será remetido à Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Itaguaí, que atua com o auxílio do GAECO/MPRJ, para eventual oferecimento de denúncia.
Também dão apoio à operação a unidades do Departamento Feral de Polícia Especializada (DGPE) da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do grupo Garras, da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, além da Corregedoria da Polícia Militar
(Dados coletados diariamente)