Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Ouvidoria/MPRJ e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ), participou da 25ª Ação Global, realizada neste sábado (26/05), das 9 às 16h, na Quadra da Acadêmicos do Salgueiro, no Andaraí, zona Norte do Rio. Parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (SESI), a edição deste ano teve foco nas áreas da educação, direitos humanos e sustentabilidade, com a prestação de serviços gratuitos de utilidade pública, ações socioeducativas e preventivas. Muitos pais, acompanhados de seus filhos, aproveitaram o sábado de sol e temperaturas amenas para a prática de brincadeiras, a realização de exames e a obtenção de documentos.
"Pena que o evento tenha sido um pouco esvaziado pela atual situação do país, justamente quando temos à disposição da população um grande número de serviços. Mas, felizmente, a ação aconteceu, e podemos acompanhar essa festa da cidadania. Enquanto servidores do poder público, ela nos dá mais uma oportunidade de mostrar ao conjunto da sociedade a nossa real função, que é servir", pontuou o procurador de Justiça José Roberto Paredes, ouvidor do MPRJ, destacando que a equipe da Ouvidoria/MPRJ - formada pelo coronel Claudius Ferreira da Silva, Fernando Lazzarini e Marcelo Haberlehner - recebeu comunicações com queixas sobre diferentes serviços, como o de telefonia móvel.
Isabel Cristina Pimenta, servidora do CAO Cidadania/MPRJ, apresentou aos presentes o projeto Cidadão Gestor - ferramenta que contempla dados das ações civis públicas ajuizadas pelo MPRJ por improbidade administrativa e dano ao erário, com indicação de como esse dano nas políticas públicas poderia resultar na melhoria da vida da população. "Apresentei a plataforma para um menino de onze anos, que ficou impressionado ao ver o que poderia ser feito com recursos que se perderam, pois foram mal utilizados. Nesse contato, podemos perceber o quanto as pessoas têm de necessidades reprimidas. Temos aqui quem procure desde um simples corte de cabelo até o casamento coletivo", disse.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) também esteve presente com estande na Ação Global. "Nosso foco maior é conscientizar as pessoas em relação ao trabalho infantil. Percebemos, nos grandes centros urbanos, em especial neste momento de crise que o país atravessa, que aumenta o número de crianças e adolescentes ajudando no sustento das famílias. Nosso objetivo é trazer a conscietização de que o trabalho infantil não é legal. Até utilizamos o bordão de que 'trabalho infantil, nem de brincadeira'. Lugar de criança é na escola, e não vendendo bala no sinal", defendeu o desembargador José Luís Campos Xavier.
"Participar de eventos como este é uma forma de a ouvidoria se encontrar com o cidadão mais necessitado, com a parcela mais carente da população, e mostrar que podemos ser um canal efetivo de mudança, de transformação na qualidade de vida dessas pessoas", afirmou Gilberto Waller Júnior, ouvidor-geral da Controladoria-Geral da União (CGU), que também participou da ação na quadra do Salgueiro.
Além das instituições e órgãos já citados, participaram do evento o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Defensoria Pública da União (DPU), Sebrae, SESC, Senac, SENAI, as Secretarias de Estado de Saúde e de Trabalho, Ministério do Trabalho, Detran-RJ, Instituto Embelleze, Alcoólicos Anônimos e universidades como a Santa Úrsula, Estácio de Sá, Unicarioca e UniSuam, entre outras. Um dos serviços mais procurados foi o de emissão de documentos, em especial carteiras de trabalho.
Thamires de Lacerda Celso, de apenas 21 anos, é Jovem Aprendiz no Clube Municipal, no bairro da Tijuca. Ela compareceu à 25ª edição do Ação Global por duas razões. Primeiro, como expositora, pois trabalha na ONG Dream Learnng Working, que atua na oferta de cursos para jovens que buscam a profissionalização para ingresso no mercado. E, já que estava por ali, aproveitou para retirar a segunda via da carteira de identidade. "É ótimo estar aqui, e aproveitei para retirar meu documento sem precisar me deslocar a um órgão público num dia útil".
Ana Carla Alcântara, gerente de suporte operacional do sistema FIRJAN e coordenadora da Ação Global no Rio de Janeiro, fez um balanço das atividades. "Havia um temor em relação aos problemas de transporte, mas estamos muito felizes com o número de pessoas que vieram. Tivemos que distribuir senhas para alguns serviços, de tanta demanda. Aproveito para agradecer a presença do MPRJ, sempre próximo à população e atento às demandas sociais. Estamos juntos, aqui, para atender a todos com o maior carinho e respeito, e com serviços essenciais e atividades lúdicas para toda a família".
Rômulo Estrela, ator que interpreta Afonso na novela 'Deus Salve o Rei', das 19h, da TV Globo, compareceu à ação, ao lado de nomes como Sophia Abrahão, apresentadora do VideoShow, e Marcos Oliveira, o inesquecível Beiçola, de 'A Grande Família'. "É vital aproximar a população de todos esses serviços básicos e garantir, a quem não tem tempo ou condições, a possibilidade de acesso a um exame de rotina, que pode revelar um problema de saúde, que poderá ser revertido", defendeu, lembrando que foi a partir de um simples exame que ele próprio descobriu e tratou de um grave problema no coração, há dez anos. "Além da prestação de serviços, esse evento é vital pois ajuda a população a entender que possui direitos e pode reivindicá-los", concluiu.
(Dados coletados diariamente)