Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), foi convidado pelo Clube de Regatas do Flamengo, junto com outros órgãos de fiscalização da sociedade, para o plano de ordenação e esquema especial de serviço para o jogo do clube na próxima quarta-feira (16/05) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Em entrevista coletiva realizada na sede do clube, no bairro da Gávea, realizada na manhã de segunda-feira (14/05), dirigentes do Flamengo anunciaram o plano de ordenação para o evento. O desejo da agremiação esportiva é evitar que problemas extracampo, como os ocorridos em dezembro de 2017 durante a final da Copa Sul-Americana, com cenas de violência e depredação de patrimônio público, voltem a ocorrer não só na quarta-feira, como em outros eventos do Flamengo e demais clubes do estado.
O promotor de Justiça Marcos Kac, membro do GAEDEST/MPRJ, representou o MPRJ na coletiva. Ele informou que a atuação do MP estadual será in loco no dia do jogo, vistoriando a execução do esquema planejado pelo organizador do jogo, o Flamengo. “O MPRJ está atento e acompanhará de perto o plano de ordenação. O promotor de Justiça Cláudio Varela, coordenador do GAEDEST/MPRJ, e eu estaremos no evento, dentro e principalmente no entorno do estádio, averiguando a execução do que foi planejado pelo clube e demais órgãos”.
Marcos Kac revelou, ainda, que acontecerão novos encontros de alinhamento com os demais órgãos da sociedade envolvidos no planejamento de um evento esportivo, como as concessionárias SuperVia e MetrôRio, a CET-Rio, a Guarda Municipal, por meio da Coordenação de Ordem Pública, Juizado do Torcedor, Federação de Futebol do RJ, Consórcio Maracnã S/A, e o Grupamento Especial de Patrulhamento em Estádios (GEPE/PMERJ). “A ideia é reforçar a necessidade da junção de esforços para a ordenação, execução do planejado e fiscalização antes, durante e depois de um evento a fim de evitar com que lamentáveis cenas de violência se repitam”, disse o promotor.
Na coletiva o Flamengo anunciou que, com apoio da CET-Rio, mudanças acontecerão no trânsito no dia do jogo no entorno do estádio; apresentou as opções de transporte para o torcedor; revelou o esquema de troca e checagem de ingressos físicos; anunciou os efetivos de segurança envolvidos; e como será a fiscalização na venda de produtos no entorno no estádio, como garrafas de vidro, uso de botijões de gás, entre outros.
(Dados coletados diariamente)