Notícia
Notícia
O ano de 2017 foi de grandes realizações para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Apresentamos uma retrospectiva com algumas matérias de destaque que noticiaram as ações desenvolvidas pelo Parquet fluminense.
A atuação do MPRJ esteve calcada no diálogo com a sociedade civil, na articulação institucional, na atuação diligente dos órgãos de execução e no investimento em inovação e tecnologia para a promoção de dados abertos a fim de planejar e executar iniciativas que evitassem os danos antes de repará-los.
Forças policiais sucateadas, saúde deficitária, irregularidades no trato da verba pública foram algumas das notícias do cotidiano em nosso Estado. Como resposta, inúmeros projetos de articulação foram iniciados para o aprimoramento da segurança pública e para o incremento dos setores de inteligência. A atuação integrada também buscou melhorar o monitoramento do sistema prisional e socioeducativo, assim como o acompanhamento da execução orçamentária do Estado e dos municípios com o objetivo de atuar antes da efetivação do dano e na correção de rumos.
Os Grupos de Atuação Especializada também foram fortalecidos e ganharam repercussão na mídia. Forças-tarefas permanentes buscaram dar respostas, tanto no âmbito da cidadania no combate à corrupção, quanto no aspecto criminal.
O MPRJ também buscou a resolução consensual de conflitos, por meio da mediação e das práticas restaurativas, além de acordos firmados ao longo da instrução dos inquéritos.
Por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP/MPRJ), da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e dos Centros de Apoio Operacionais, o Ministério Público também buscou o aprimoramento e a atualização técnica dos membros, construindo padrões de atuação mais resolutivos.
Entre os destaques divulgados também esteve o desenvolvimento da plataforma digital “MP em Mapas”, o novo ambiente de trabalho que busca integrar membros, servidores, cidadãos, imprensa e empresariado no compartilhamento de informações que produzam ações de resultado e cidadania ativa.
A imprensa é fundamental para a construção de um Ministério Público transparente. O acesso à informação é um dos pilares da política da instituição que buscou ao longo do ano a modernização e a qualificação de sua atuação para a melhoria da prestação de serviços à sociedade.
(Dados coletados diariamente)