NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ inicia 2º Curso de Inteligência para agentes do MP de diversos estados brasileiros e órgãos de inteligência
Publicado em Mon Jul 24 20:08:19 GMT 2017 - Atualizado em Mon Jul 24 19:56:48 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), iniciou nesta segunda-feira (24/07), o 2º Curso de Inteligência (2º CINT-MPRJ-2017) para capacitar agentes do Ministério Público de nove estados brasileiro, do MP Militar, servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas 9DEGASE), da Diretoria-Geral de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça (DGSEI/TJRJ), Petrobrás e agentes dos Grupos de Apoio aos Promotores (GAP/MPRJ) no desenvolvimento de competências e habilidades para aumento da eficiência nas atividades de inteligência e segurança.
 
Participaram da mesa de abertura a coordenadora da CSI/MPRJ, Elisa Fraga de Rego Monteiro, a subcoordenadora da CSI/MPRJ, Andréa Rodrigues Amin, e o procurador de justiça do Ministério Público de Santa Catarina e coordenador do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sidney Dalabrida. A abertura do evento contou ainda com a participação do diretor da Divisão de Inteligência da CSI e coordenador do curso, coronel Sérgio Ribeiro.
 
Para Sidney Dalabrida, o curso preenche um vazio na preparação de agentes em uma área que “não admite improvisações” e responde às preocupações da comunidade de inteligência, seja em nível estratégico, como método de assessoramento no processo decisório, tático-operacional, como suporte ao processo investigativo, seja no segmento da contrainteligência, na prevenção e neutralização de ações hostis de proteção do conhecimento sensível.
 
Além de capacitar os agentes que atuam na área de inteligência, o evento também cumpre o papel de integração entre os diversos Ministérios Públicos e divulgação do trabalho realizado na CSI/MPRJ.
 
O curso será realizado de segunda a sexta-feira (24 a 28/07), totalizando 32 horas de disciplinas fundamentais e 10 horas de disciplinas complementares (atividades de campo). Os 33 alunos inscritos nesta edição – quase o dobro dos presentes na primeira edição realizada em abril deste ano – realizarão visitas à CSI e aos laboratórios de inteligência, à Divisão de Evidências Digitais e Tecnológicas (DEDIT), bem como terão palestras com membros desses órgãos.
 
A aula inaugural, nesta segunda-feira, foi ministrada pelo major Diogo Arrais de Menezes, gerente de Inteligência da CSI, que apresentou o tema “Atividade de Inteligência no Ministério Público”. Além do Distrito Federal, os oito estados brasileiros representados nesta segunda edição do curso foram: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Rio de Janeiro.

1953 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar