Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, no domingo (27/11), de evento que formalizou a conversão em casamento da união estável de 832 casais. O casamento comunitário ocorreu na Base Aérea da Aeronáutica, em Santa Cruz, e é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com a Companhia Siderúrgica do Atlântico - Usina Comunitária, a Firjan (Sesi) e Força Aérea Brasileira.
A proposta do “Casamentaço” é regularizar o estado civil de casais hipossuficientes, residentes no Estado do Rio de Janeiro, que já vivem maritalmente, para fins de proteção da família e ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.
Os promotores de Justiça Rosemery Duarte Viana, Erminia Manso, Eduardo Paes e Vanessa Petillo acompanharam todas as conversões em casamento. Entre os noivos, havia casais que vivem há muito tempo juntos e outros que se uniram estavelmente há apenas cinco meses, alguns já com filhos e até irmãs que aproveitaram o evento para reunir a família e contraírem matrimônio na mesma data.
Na ocasião, os noivos subscreveram a documentação necessária à conversão na presença dos magistrados e de testemunhas. Em seguida, foram encaminhados para a cerimônia de casamento, já com a ata da sentença em mãos. O cartório do 2º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) emitirá as certidões aos recém-casados.
O evento também contou com tendas para fotografias, entrega de buquês, maquiagem, espaço para crianças e praça de alimentação com food trucks.
(Dados coletados diariamente)