Notícia
Notícia
Com o intuito de conscientizar motoristas e demais servidores, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, nesta quinta-feira (20/10), em parceria com o Detran/RJ, a palestra “Trânsito Seguro – Compromisso de Todos”. A proposta é enfatizar a importância da segurança no trânsito e o papel de cada cidadão na diminuição dos índices de acidentes no país.
A promotora de Justiça Viviane Alves Santos Silva, assessora da Secretaria-Geral do MPRJ, abriu o encontro, parabenizando a iniciativa da Gerência de Transportes da Secretaria de Logística. Pontuou, ainda, a relevância da operação Lei Seca no Estado do RJ. “A partir dessa legislação, as pessoas passaram a se conscientizar. Foi preciso uma lei dura para que todos repensassem os seus hábitos, como dirigir após consumir bebidas alcoólicas ”, disse.
O chefe de operacionalização da Lei Seca, coronel Rocha, e a diretora de Habilitação do Detran/RJ, Janete Bloise, apresentaram dados estatísticos sobre o trânsito no Estado do Rio. Nesses sete anos de Lei Seca, foram registrados mais de 160 mil casos de alcoolemia. Foram capturados, ainda, 134 foragidos da Justiça; e recuperados 124 veículos roubados. Houve, também, a apreensão de 54 armas de fogo. A boa notícia fica por conta que, passados 7 anos de Operação Lei Seca, atualmente apenas 7% dos motoristas interpelados são autuados por questões de alcoolemia.
A iniciativa da Secretaria de Logística do MPRJ encerra o ciclo de capacitação voltado para os motoristas que prestam serviço para a instituição. O curso, que teve início em agosto, contou com a participação de 121 motoristas. Foram abordados conteúdos como direção defensiva, legislação de trânsito, normas de segurança e aplicação da suspensão e cassação do direito de dirigir. Relacionamento interpessoal e padronização dos serviços de transporte no âmbito do MPRJ também foram assuntos destacados nas reuniões.
Participaram também do encontro, o secretário de Logística do MPRJ, Ronaldo Bello Guimarães, e a chefe do Centro de Apoio Pedagógico do Detran/RJ, Manoela Morgado.
(Dados coletados diariamente)