Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta segunda-feira (06/05), estudantes de Direito da Universidade Universidade Candido Mendes para uma visita à exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro". Ao todo, 30 25 alunos tiveram a oportunidade de conhecer a atuação ministerial e aprender sobre a história do MPRJ.
O circuito iniciou na Ouvidoria do MPRJ, no subsolo, passando pela exposição “Do chão ao coração: Mulheres Terra" no Corredor Cultural do MPRJ, uma mostra que reúne obras da artista plástica Bianca Branco, inspirada em suas memórias no interior da Bahia, com destaque às mulheres fortes de sua família. Em seguida, foram para o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves, no 4º andar do Prédio das Procuradorias de Justiça, onde a historiadora do CDM/MPRJ, Nayara Cristina dos Santos, explanou sobre a história, a atuação do MPRJ e a importância da instituição na sociedade.
Ao final, a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH), falou da sua atuação como procuradora de Justiça. “Nossa atuação é muito maior do que a atuação no crime, operamos na saúde, direitos humanos, deficiência e pessoa idosa. Atualmente, eu atuo na coordenadoria de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, uma estrutura nova que trabalha com vários temas envolvendo direitos humanos, o direito da vítima, e a mediação”. Além disso, a procuradora discorreu sobre a importância de agir com humanidade na carreira, “ eu quero deixar para vocês o maior aprendizado da minha carreira, temos que buscar a humanidade. Temos que agir com empatia em qualquer área em que formos atuar, temos que ter consciência que uma audiência é única na vida das pessoas, cada causa é única”, completou a procuradora.
A coordenadora do curso de Direito da Candido Mendes das unidades Tijuca e Méier, Bianca De Lamare, falou da importância de trazer os estudantes alunos ao MPRJ: “É essencial que os alunos tenham conhecimento do importante papel do Ministério Público na sociedade e na Justiça. É necessário que o aluno de Direito conheça o espaço e a história de lutas e conquistas do Ministério Público e sua função essencial na garantia dos direitos fundamentais”, afirmou.
A exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro” é aberta ao público e está em cartaz no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves (Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon, 4º andar). Todas as visitas individuais ou em grupo devem ser agendadas previamente pelo e-mail do Centro de Memória: memoria@mprj.mp.br.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)