Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta quinta-feira (02/05), na capital capixaba (Vitória), da cerimônia de posse do novo PGJ do Estado do Espírito Santo, Francisco Martínez Berdeal, para o biênio 2024/2026. O cargo foi transmitido a Francisco por Luciana Andrade. Luciano Mattos, que é vice-presidente para a Região Sudeste do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), representou o presidente do CNPG, César Mattar Jr., na mesa de abertura da cerimônia de posse.
“Eu gostaria de deixar meu testemunho do trabalho desenvolvido pela doutora Luciana Andrade, por toda dedicação à instituição e à defesa das prerrogativas e de suas funções institucionais. A senhora deixou um legado que será reconhecido por todos os colegas do MP. Em relação ao doutor Francisco, que foi 'exportado' do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, eu tive a oportunidade de conhecê-lo há algum tempo, quando recebi um funcionário para trabalhar nas Promotorias de Justiça de Macaé, onde ele fez um trabalho destacado. A partir daí, tive a certeza de que ele seria nosso colega, só não imaginava que seria no Espírito Santo. Na gestão da doutora Luciana, o doutor Francisco fez um trabalho excepcional em várias frentes, com muita competência e dedicação. Por isso, não tenho dúvidas de que fará uma gestão de muito sucesso”, afirmou Luciano Mattos em seu discurso.
Promotor de Justiça, Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ser especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Vitória e possuir MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad. Com 17 anos de atuação nas Promotorias de Justiça e 12 anos de experiência na gestão do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Francisco ocupava a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória e exercia o cargo de secretário-geral do gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.
Também compuseram a mesa da cerimônia o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-governador, Ricardo Ferraço; o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos; o vice-presidente do TJ-ES, desembargador Namyr Carlos de Souza; o presidente do TCE-ES, Domingos Augusto Taufner; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o senador Fabiano Contarato; o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia; o deputado federal Josias Da Vitoria; o defensor-público geral do Estado do ES, Vinícius Chaves de Araújo; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ouvidora nacional do MP e PGJ do Amapá, Ivana Cei; o PGJ de Minas Gerais e presidente eleito do CNPG, Jarbas Soares Júnior; o presidente da Associação Espírito Santense do MP, Leonardo Augusto de Andrade; o procurador-chefe do Ministério Público Federal no estado (MPF-ES), Carlos Vinicius Soares Cabeleira; e o secretário da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo, Alberto Nemer.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)