Notícia
Notícia
A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) levou sua Ouvidoria Itinerante à praia de Copacabana neste domingo (01/10), Dia Internacional da Pessoa Idosa, para participar da ‘Caminhada SESC pela Valorização da Pessoa Idosa’. A equipe do MPRJ esteve disponível à população das 09h às 14h, na Avenida Atlântica, na altura da Rua Santa Clara, para orientar os cidadãos em caso de dúvidas e registrar denúncias e comunicações diversas.
O procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes, ouvidor do MPRJ, marcou presença no evento. Augusto caminhou com os idosos e ressaltou a importância de as ouvidorias estarem sempre próximas do cidadão. "Nossa presença hoje aqui é muito importante para aproximar essa parcela da população aos serviços oferecidos por nossa Instituição. Ressalto que não estamos aqui apenas como Ouvidoria Geral, mas também como Ouvidoria da Mulher, já que é crescente o número de violações contra a mulher idosa. Esse fato precisa ser visibilizado e esse é o momento para isso", disse o ouvidor.
A promotora de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso (CAO Idoso), também esteve presente. “Hoje estamos comemorando 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, mas há a necessidade de garantirmos cada vez mais os direitos dessa população que cresce a cada dia. Estamos aqui hoje justamente para dar visibilidade à atuação do MPRJ na garantia desses direitos”, comentou Cristiane.
Apesar da chuva, o evento mobilizado pelo SESC-RJ reuniu cerca de 2 mil pessoas. Além da Ouvidoria Itinerante do MPRJ, a estrutura montada contou com tendas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO). Os espaços contavam com profissionais destinados a prestar esclarecimento aos cidadãos sobre a importância do envelhecimento ativo e da prevenção de doenças. O público presente também pôde desfrutar de serviços como massagens, atividades físicas e até um circuito antiquedas, onde professores de educação física ensinavam aos idosos exercícios úteis para a prevenção de tombos.
Enquanto principal meio de comunicação da sociedade com a Instituição, a Ouvidoria/MPRJ promove periodicamente Ouvidorias Itinerantes por todo o estado, sempre com o intuito de aproximar o cidadão fluminense das ações ministeriais e divulgar as ouvidorias como instrumento de participação social. O evento é um canal direto com os representantes do MPRJ, que anotam as queixas e as encaminham às Promotorias responsáveis para a adoção de medidas cabíveis.
O atendimento presencial da Ouvidoria do MPRJ é realizado de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 09h às 17h. As comunicações também podem ser feitas via formulário (https://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario) ou pelos telefones 127, ramal 2 (ligação gratuita dentro do Estado do Rio de Janeiro) e (21) 3883-4600 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 08h às 20h.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)