Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve presente, nesta quinta-feira (28/09), na sessão solene de posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Edson Fachin assumiu a vice-presidência da corte. O evento, realizado na sede do STF, em Brasília, marcou o último ato da ministra Rosa Weber na presidência do órgão de cúpula do Poder Judiciário.
Luís Roberto Barroso dividiu seu discurso em três partes. Dedicou a primeira a agradecer às pessoas que o acompanharam em sua trajetória, a segunda ao judiciário e a última para discursar sobre o Brasil. O ministro destacou o importante papel da Justiça na proteção da sociedade brasileira, na defesa da democracia e de causas humanitárias.
O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, discursou em nome da corte, destacando que a cerimônia expressa o símbolo da continuidade e da perenidade da corte suprema. A procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, falou em nome do Ministério Público brasileiro, e o presidente da OAB, Alberto Simonetti, em nome da advocacia.
Autoridades dos três poderes da República prestigiaram a posse, com destaque para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)