Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), homenageia, na 29ª edição do projeto “História em Destaque”, o advogado Delphim Salum de Oliveira. Apesar de não fazer parte do quadro de membros do MPRJ, Delphim era uma personalidade amplamente reconhecida, chegando a receber o título de Sócio Benemérito da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ) ao lado de seu irmão, Ararino Salum de Oliveira.
Nas décadas de 1990 e 2000, Delphim Salum de Oliveira teve um papel fundamental na organização das solenidades de entrega de insígnias aos novos promotores de Justiça. Esses eventos eram realizados em colaboração com a AMPERJ e ocorriam no auditório da Bradesco Seguros, na Rua Barão de Itapagipe, nº 225, no Rio Comprido. O advogado participou também da organização de congressos e encontros institucionais como o X Congresso do Ministério Público Fluminense, realizado em Caxambu/MG em 1989, o XIX Encontro do MPRJ, em Angra dos Reis/RJ em 1998 e o XXIII Encontro Estadual do Ministério Público também em Angra dos Reis em 2004. Delphim teve artigos de sua autoria publicados na Revista do Ministério Público, incluindo trabalhos como "Considerações gerais: Acidentes de Trabalho" (1996), "Pena de Morte" (1998) e um memorial em homenagem ao procurador de Justiça Roberto Abranches (2010), seu grande amigo, falecido naquele ano. Em 1995, foi agraciado com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Nascido em 1928, Delphim Salum de Oliveira graduou-se em Contabilidade e Direito com Mestrado em Direito Político pela UFRJ. Durante sua trajetória profissional, atuou como advogado criminalista e diretor de administração e finanças do Banco Nacional, diretor superintendente do Banco Pinto Magalhães, diretor administrativo da OAB/RJ e diretor jurídico da Bradesco Seguros. Em 1983 foi nomeado presidente da comissão para preparar a legislação relativa ao seguro de acidentes de trabalho. Também lecionou na Universidade Cândido Mendes. O advogado faleceu em 4 de junho de 2012, deixando um legado de apoio ao MPRJ.
Mais informações sobre Delphim Salum de Oliveira podem ser visualizadas no LINK.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)