Notícia
Notícia
A Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria municipal de Ordem Pública do Rio (Seop) reuniram-se, nesta terça-feira (24/1), com o objetivo de promover maior integração entre os dois órgãos, inclusive com apoio em operações conjuntas.
Durante o encontro, na sede do MP fluminense, no Centro do Rio, a coordenadora da CSI, promotora Elisa Fraga, apresentou a estrutura e as ferramentas de atuação da coordenadoria ao secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo César Amêndola, e ao subsecretário da pasta coronel Luis Cláudio Laviano.
Também participaram da reunião a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) das Promotorias de Justiça Criminais, promotora Somaine Patrícia Cerruti Lisboa, e o coronel Sérgio Ribeiro, diretor da Divisão de Inteligência da CSI.
De acordo com a promotora Elisa Fraga, a “Seop precisa se integrar ao Ministério Público, em apoio às operações executadas pela CSI, com ações integradas, cooperação entre os respectivos setores de inteligência, aproximação com promotores da área criminal e também de outras áreas, como infância e juventude e cidadania”.
O secretário destacou que reuniões realizadas com órgãos de inteligência, Ministério da Defesa e outras autoridades detectaram que o resgate da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro passa pela segurança da capital.
“Por isso, buscamos estimular maior participação de órgãos do município na segurança pública e não deixar apenas a cargo das polícias, que têm feito um esforço descomunal. Podemos ajudar nas pequenas infrações, o que descarrega da polícia parte das preocupações”, afirmou o secretário.
(Dados coletados diariamente)