NoticiasDetalhe

Notícia

Eleitoral
MPE obtém a cassação de mandatos do MDB em São Gonçalo por fraude à cota de gênero
Publicado em Tue Jun 27 21:02:48 GMT 2023 - Atualizado em Tue Jun 27 21:02:45 GMT 2023

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 135ª Promotoria Eleitoral, obteve na Justiça a cassação dos mandatos do vereador eleito Alécio Breda Dias e dos suplentes Thiago de Araújo Silva, Hugo Correa da Cruz e Alberto Freitas Grillo, bem como a nulidade de todas as candidaturas e dos votos obtidos pelo MDB nas eleições municipais de São Gonçalo. O MPRJ demonstrou que o partido praticou fraude à cota de gênero.

De acordo com a ação, o MDB lançou ao menos uma candidatura feminina para cumprir, de maneira fictícia, a cota mínima de gênero, e, assim, viabilizar a participação do partido nas eleições. O MP destacou a situação da candidata Sônia Regina Nogueira, que não obteve sequer um voto (nem mesmo o próprio), "fato que, por si só, provoca evidente estranhamento, já que a candidata, supostamente interessada em ocupar vaga no parlamento municipal, declinou do próprio nome", diz trecho da ação. Além disso, durante a apuração a candidata afirmou desconhecer o nome do presidente local do MDB e a localização de sua sede, bem como não ter participado de qualquer reunião do partido.

A ação ressalta que a fraude contou com a anuência do dirigente partidário, se beneficiou, assim como todos os outros candidatos, já que teriam seus registros negados caso Sônia Regina não tivesse emprestado seu nome para que o partido cumprisse o percentual mínimo de candidaturas femininas.

O Juízo da 135ª Zona Eleitoral reconheceu a fraude praticada e o abuso de poder na composição da lista de candidatos do MDB às eleições proporcionais. Além da cassação dos mandatos, a decisão determina a nulidade do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido, a anulação de todos os registros apresentados no referido DRAP e, consequentemente, de todos os votos obtidos pelo MDB no município.

Por MPRJ

mprj
são gonçalo
fraude
cassação
cota eleitoral
mulheres na política
56 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar