NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ promove roda de conversa com residentes jurídicos com deficiência para troca de experiências
Publicado em Tue Jun 20 19:28:11 GMT 2023 - Atualizado em Tue Jun 20 19:30:49 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Gerência de Estágio (GESTAG) da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (19/06), uma roda de conversa online com residentes jurídicos com deficiência que atuam na instituição. O encontro foi uma oportunidade para os estagiários, lotados em diferentes municípios fluminenses, se conhecerem e trocarem experiências acerca da residência jurídica.  

No início da reunião, todos os participantes tiveram três minutos para se apresentar. O primeiro foi o gerente de estágio do MPRJ, Paulo Alvarenga. Ele agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do encontro, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho mais acessível. “Muitas vezes a gente não consegue saber quais são as reais necessidades de acessibilidade de cada órgão. Ninguém melhor que vocês para nos indicar as dificuldades e nos ajudar nesse trabalho. Nós contamos muito com vocês, contem com a gente também”, disse.

Na ocasião, o primeiro residente com deficiência visual total no MPRJ, Melhym Quemel, falou que participar do programa tem sido uma “experiência maravilhosa”, mas que encontrou desafios para acessar alguns dos sistemas da instituição, especialmente o Integra Judicial. No entanto, com o auxílio da equipe da Gerência de Estágio e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível e Pessoa com Deficiência/MPRJ), Melhym pôde apontar os problemas e se reunir com os responsáveis pelo sistema para solicitar as melhorias necessárias. “Me sinto acolhido, o MPRJ é a minha segunda casa”, relatou o residente.  

Durante a roda de conversa, foram apresentados alguns avanços obtidos pela Gerência de Estágio após diálogo com os residentes com deficiência, como: a retirada do plástico protetor no painel dos elevadores, que atrapalhava a leitura em braile; a instalação de ledor de tela nos computadores; a disponibilização de aplicativo de registro de ponto acessível para os estagiários com deficiência visual; entre outros.  

Para promover a acessibilidade no MPRJ, o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) convidou o residente jurídico Melhym para ministrar o curso “NVDA: Capacitando para a Inclusão Digital e Acessibilidade", destinado a membros, servidores, estagiários e residentes jurídicos da instituição. O curso de capacitação será realizado no formato EAD e tem como objetivo apresentar as ferramentas, funcionalidades e os recursos avançados do programa “NonVisual Desktop Access” (NVDA), bem como proporcionar autonomia, independência e capacitação para pessoas com deficiência visual. As aulas serão disponibilizadas na plataforma do IERBB/MPRJ no período de 01/08/2023 a 30/09/2023.

O grupo que participou do encontro virtual faz parte do “MPRJ - Residente”, programa de residência jurídica instituído em novembro de 2021, pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, através da Resolução GPGJ nº 2.440. O objetivo é proporcionar formação teórica e prática avançadas às pessoas já graduadas em Direito e que estejam devidamente inscritas em cursos de pós-graduação.

Por MPRJ

mprj
institucional
pessoas com deficiência
residentes jurídicos
121 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar