Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do seu Laboratório de Inovação (Inova_MPRJ), recebe dois estudantes da Universidade de Harvard para um estágio não-remunerado nos meses de junho e julho de 2023.
A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o MPRJ e David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade em junho de 2022, quando recebeu o estudante norte-americano Sebastian Feune, graduando em estudos de governo para colaboração no Projeto Mosaico.
Neste ano, o Inova_MPRJ recebe o estudante peruano Rodrigo Martel Orihuela, mestrando em Arquitetura e Design Urbano, e a estudante brasileira Nathalie Milbradt, graduanda em Governo e Economia. Ambos escolheram o MPRJ como opção para seus estágios de verão com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos práticos sobre o setor público brasileiro e suas instituições de controle.
Nathalie relatou que optou pelo Laboratório por se identificar com os valores, princípios e objetivos da equipe: “Ainda que estudante de uma instituição no exterior, confio no poder de transformação das políticas públicas, vejo-me impactada por elas, porém também entendo que existem problemas no nosso país que podem ser solucionados por meio das ferramentas disponíveis hoje no mercado e que não são utilizadas por uma série de razões”, observou.
Para Rodrigo é a oportunidade de aprender com os avanços que já estão sendo feitos no escritório relacionados à utilização da tecnologia como ferramenta principal para automatizar processos. “Quero interiorizar a lógica sistêmica e o design do Inova para poder aplicá-los em futuros projetos”, planeja.
Segundo Breno Gouvêa, gerente do Laboratório de Inovação, o convênio abre espaço para o MPRJ receber, anualmente, alunos da maior universidade do mundo. “Esses jovens estão em contato direto e profundo com discussões relacionadas à inovação no setor público e trazem suas perspectivas para a rotina do Inova durante dois meses. Ao final do período, voltam para Harvard com a experiência prática do que é trabalhar com inovação em uma instituição de controle brasileira” explicou.
Para conhecer mais sobre o programa, o Inova_MPRJ pode ser contactado pelo e-mail inova@mprj.mp.br.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)