NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ promove palestras para redução dos acidentes de trânsito dentro da campanha Maio Amarelo 
Publicado em Sat May 27 08:17:44 GMT 2023 - Atualizado em Sun May 28 12:56:01 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria de Logística (SECLOG/MPRJ) e da Gerência de Transporte (GETRANS/MPRJ), realizou, nesta quinta-feira (25/05), o evento "No trânsito, escolha a vida!", uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar motoristas e reduzir o número de acidentes de trânsito. As palestras, realizadas na sala multimídia do Prédio das Procuradorias, reuniu representantes do Ministério Público e da Operação Lei Seca. Motoristas do MPRJ formavam a maior parte da plateia, que também contou com a presença de vários servidores. Participaram da mesa de abertura o secretário-geral do MPRJ, Roberto Goes Vieira; o secretário de Logística, Ronaldo Bello Guimarães; o diretor de Infraestrutura e Logística, Roberto de Souza Junior e o gerente de Transporte, Ozias José dos Santos Junior. 

“Eu gostaria de agradecer a presença de todos no lançamento da campanha Maio Amarelo. É um evento de suma importância para o Ministério Público que traz um tema sensível para toda a sociedade: a conscientização acerca da segurança no trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40 mil pessoas morrem, no ano, em decorrência de acidentes de trânsito. Tão importante quanto conhecer a legislação de trânsito é a prática do bom senso como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Se cada um fizer a sua parte, nós teremos um trânsito melhor e vidas serão poupadas”, ressaltou Roberto Goes Vieira.

Para Ronaldo Bello, são ações como essa, de conscientização, que podem fazer com que os números de acidentes possam ser aos poucos reduzidos. “Fazemos questão de todos os anos aproveitar o evento nacional para ajudar na conscientização dos condutores e usuários. É um momento para se refletir. Essa é a quinta edição da campanha que realizamos no MPRJ e, com isso, temos obtido resultados muito positivos que já refletem na redução dos indicies de multas, avarias e acidentes em nossa frota”, afirmou Ronaldo Bello.  

A primeira palestra, de Ozias José dos Santos Junior, foi sobre a atualização da legislação de trânsito. Ele falou sobre a importância de se estudar mudanças, que já estão em vigor, para que possamos ter um trânsito melhor. Médica do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), Alessandra da Costa palestrou sobre hábitos saudáveis e apresentou aos participantes dez perguntas para que cada um avaliasse sua própria saúde. Ela também demonstrou a importância de se praticar exercícios físicos com regularidade, de se alimentar corretamente e os malefícios do tabagismo. 

Integrantes da Brigada de Incêndio do MPRJ, Ivonaldo Pragner e Daniel Pacheco ensinaram manobras de primeiros socorros, que podem ser muito úteis em acidentes que acontecem no dia a dia. Em seguida, a equipe de educação da Operação Lei Seca apresentou vídeos educativos e dados de fiscalizações realizadas no Rio de Janeiro. Eleni Martins lembrou que o projeto existe há 14 anos, fiscalizando e educando os motoristas, com o propósito de salvar vidas. Fernanda Carlos da Silva, integrante da equipe da Lei Seca, contou sua história. Há 19 anos ela está em uma cadeira de rodas, depois de sofrer um acidente de trânsito onde o motorista do carro em que estava dirigia embriagado:  

“Hoje minha missão é fazer com que as pessoas não passem pelo que aconteceu comigo. Se for beber, contrate um motorista, pegue um carro de aplicativo. Não deem a vida de vocês, o bem mais precioso, nas mãos de um condutor alcoolizado. Peço ajuda a vocês que repassem minha história e ajudem a fazer um trânsito mais civilizado e com menos violência”, disse Fernanda. 

Maio Amarelo  

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de Ação para Segurança no Trânsito com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Amarelo, cor que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhido por simbolizar a atenção necessária para a causa.    

Por MPRJ 
 

maio amarelo
gerência de transporte
secretaria de logística
no trânsito
escolha a vida!
operação lei seca
155 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar