Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta terça-feira (10/01), da sessão solene de posse da nova defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, que estará à frente da instituição no biênio 2023-2024. Ela recebe o posto do defensor público Rodrigo Pacheco, que comandou a Defensoria nos dois últimos biênios.
Patrícia Cardoso iniciou seu discurso com uma manifestação de repúdio aos atos violentos e antidemocráticos ocorridos no domingo, em Brasília, citando que ontem (09/01) a Defensoria Pública do Rio emitiu nota conjunta com o Ministério Público do Estado do Rio, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do Rio, a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Federal em defesa do regime democrático de direito.
"Prometo enfrentar este desafio com muita altivez, retidão de caráter, propósito institucional e sempre olhando para todas as nossas pautas sob a perspectiva de gênero", disse Patrícia Cardoso, que ressaltou seu comprometimento com a transparência, a independência, o equilíbrio e o diálogo democrático: "Acredito que somente assim conseguiremos a manutenção de uma instituição verdadeiramente eficiente para o nosso público- alvo que são os nossos assistidos e assistidos neste país de exclusão social. Muito se fez e certamente há muito o que fazer e aprimorar para seguir na afirmação de uma defensoria pública unida, democrática, forte e autônoma", concluiu.
Também participaram da mesa solene o vice-governador Thiago Pampolha; o presidente do TJRJ, Henrique Figueira; o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux; o vice-presidente do TCE, Marcio Pacheco, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio; o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, Florisvaldo Antônio Fiorentino; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos, Juliana Lintz; a corregedora-geral Katia Varela; e o ouvidor-geral Guilherme Pimentel. O subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira, e o chefe de gabinete, David Francisco de Faria, também prestigiaram a cerimônia.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)