Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (16/12), no auditório do edifício-sede, a sessão solene de entrega do Colar do Mérito do MPRJ, maior honraria concedida pela instituição, da Medalha Annibal Frederico de Souza, em homenagem ao Dia Nacional do MP, comemorado em 14/12 e da premiação Ideias Inovadoras.
Foram agraciados com o Colar do Mérito Otavio Luiz Rodrigues Júnior e Paulo Cezar dos Passos, conselheiros do CNMP; Ricardo Couto de Castro, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); o procurador de Justiça Marcus Leal, secretário-geral de Planejamento Institucional; a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ); a promotora de Justiça Mônica Rodrigues Cuneo, coordenadora do CRAAI Cabo Frio; e Eduardo Della Valle Prezzi, médico assistente da Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAMPERJ).
O Colar do Mérito também foi entregue a agraciados do ano de 2021 que, na ocasião, não puderam receber a comenda: o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TJRJ; o corregedor nacional do CNMP Osvaldo D'Albuquerque Lima Neto e Marcelo Weitzel Rabello de Souza, procurador de Justiça Militar. Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia (MPBA) e presidente do CNPG; a promotora de Justiça Tatiana Costa Torres; e Antônio Pereira Duarte, procurador-geral de Justiça Militar também foram agraciados, mas não puderam comparecer à cerimônia.
“Neste dia de festa, não podemos esquecer o fato de que, apesar dos avanços, das conquistas e dos caminhos trilhados pelo Ministério Público, a Instituição está em movimento constante. Nossa maior vitória não está no descanso, mas na nossa reinvenção diária, visando ao cumprimento dos nossos deveres funcionários. Nós, membros e servidores do Ministério Público, festejamos e agradecemos. A grandeza do MP reside, justamente, nos esforços e na dedicação das pessoas que dão forma a sua identidade e que atuam em prol dos princípios que apontam para um único norte, a ideia de que estamos a serviço da sociedade”, ressaltou Luciano Mattos.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos presidiu a mesa da solenidade, também composta pela procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, pelo corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins; pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), Claudio Henrique da Cruz Viana; pela secretária do Órgão Especial, Carla Araújo; pela presidente do Centro dos Procuradores de Justiça (Ceprojus), Maria do Carmo dos Santos Casa Nova; pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no RJ, Theophilo Antonio Filho; pelo presidente da Fundação Escola Superior do MPRJ (FEMPERJ), Sávio Renato Bittencourt; e pelo vice-procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Fabio Goulart Villela.
O conselheiro do CNMP Otavio Luiz Rodrigues Júnior discursou em nome dos homenageados. “Nós recebemos um comando do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e, através da simbologia desta homenagem, levar em nossas vidas funcionais, profissionais e em nossas vidas acadêmicas esses valores que foram encartados na resolução 427 do dia 01 de março de 1991, que instituiu o Colar do Mérito do MPRJ, com o objetivo de homenagear as pessoas que têm prestado relevantes serviços. Com esta homenagem, estão valorizando também as Instituições à qual pertencemos”, disse.
Durante a cerimônia também foi entregue a medalha Annibal Frederico de Souza aos servidores Ana Paula Aires Pinho de Lima, Anna Paula Lyrio Rocha, Guilherme Silva Rosa, Leticia Vieira da Silva, Maria Fernanda Caffé Gonçalves de Lucena e Suely Aparecida Nardi. Por fim, foram anunciados os vencedores do prêmio MPRJ Ideias Inovadoras, que objetiva estimular novas práticas administrativas apresentadas por servidores para aprimorar as atividades institucionais. Cecília Marques de Pina e Gustavo Fernandes Monteiro ficaram com o primeiro lugar pela ideia Robôs em Ação – Estudos de Caso de Automação; Felipe Nadaes Chagas Brum, em segundo, com a ideia Aplicativo da Ouvidoria da Mulher do MPRJ; e, em terceiro, Gabriel Paz Soares Ribeiro, pela ideia Marco Polo, Assistente Pessoal do MPRJ.
Estiveram presentes o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira; o procurador de Justiça aposentado e ex-PGJ Eduardo Gussem; o desembargador do TJRJ e ex-PGJ José Muiños Piñeiro Filho, entre outros membros e autoridades.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)