Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu nova turma no escopo do projeto de visitas guiadas à instituição com o objetivo de apresentar a sua história e algumas atividades desempenhadas para estudantes de ensino médio e fundamental das redes públicas e privadas. Na manhã de terça-feira, (06/12), alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Castelo de Coelho Neto visitaram o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves, que fica no prédio das Procuradorias da Instituição.
No local, os visitantes puderam aprender mais sobre a atuação ministerial com os procuradores de Justiça Marcio Klang, coordenador do CDM, e Augusto Vianna Lopes, Ouvidor do MPRJ; e com a procuradora de Justiça Patricia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ).
Além disso, assistiram a um vídeo sobre o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) e conversaram com o servidor André Luiz de Souza Cruz que explicou que a maior faixa etária de pessoas desaparecidas no estado do Rio de Janeiro são jovens entre 12 e 17 anos. O público visitante conheceu também a dinâmica da Ouvidoria da Mulher, inaugurada este ano. "A função do Centro de Memória é exatamente fazer o que estamos fazendo aqui: divulgar para a população em geral o que a gente faz", reforçou Marcio Klang.
Com as historiadoras Nataraj Trinta e Nayara Santos, as alunas tiveram a oportunidade de se aprofundar no nascimento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro até os dias de hoje. "Todos estes alunos que vêm nos visitar são multiplicadores da informação. É sempre interessante a gente receber, falar da história e das funções da instituição, assim como das profissões que constituem o Ministério Público para, assim, estimular o exercício da cidadania nos diversos bairros e municípios do Rio de Janeiro", destacou.
Acompanhante da turma, o professor de Língua inglesa Cledilson Marcelino elogiou a iniciativa: "É um mundo completamente novo, com muita informação. Isso aqui tudo é muita luz para eles", afirmou. A instituição ainda receberá a Escola Municipal Rose Klabin do bairro de Guadalupe no próximo dia 08.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)