Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, denunciou por maus-tratos o dono da hospedagem para cachorros Cães Fantásticos, que funciona no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. De acordo com a denúncia, Diogo Pinheiro se omitiu do dever de cuidar de uma cadela que lhe fora entregue para hospedagem.
A investigação apontou que o cão teria contraído bicheira (miíase) durante o período em que estava na hospedagem. Ainda segundo a denúncia, mesmo sabendo da infecção parasitária e da situação de perigo, o denunciado não acionou médico veterinário e se omitiu de cuidar do problema, submetendo o animal a sofrimento considerado maus-tratos por um período mínimo de quatro dias. A cadela morreu logo após ter sido devolvida à sua tutora.
Segundo o laudo pericial, "a cadela Liloo apresentava idade avançada (16 anos) e doenças pregressas, identificadas pelos médicos veterinários que a atenderam e pelos exames, como: doença periodontal grave, alteração renal e tumores mamários sem metástase ou sinais de malignidade. A causa da morte da cadela foi parada cardiorrespiratória, segundo o atestado de óbito. Entretanto, pela análise dos vídeos, fotos, laudos e prontuários, pela grande infestação de larvas e tamanho das mesmas, o Perito Criminal conclui que a miíase ocorreu durante a hospedagem. A presença de miíase provoca sofrimento, dor, risco de infecções e patologias e até mesmo pode levar o animal a óbito. A desídia no tratamento da miíase é considerada maus-tratos.”
Com isso, o denunciado cometeu o crime de maus-tratos contra o cão. A denúncia foi recebida pelo Juízo da 19ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
Processo 0010337-32.2022.8.19.0209
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)