NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza lançamento do livro Cartas aos Amigos, do procurador de Justiça aposentado Everardo Moreira Lima
Publicado em Mon Sep 19 20:58:26 GMT 2022 - Atualizado em Mon Sep 19 21:54:06 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou, nesta segunda-feira (19/09), o lançamento do livro “Cartas aos Amigos”, de autoria do advogado e procurador de Justiça aposentado Everardo Moreira Lima, de 98 anos de idade. Conhecido como o “Príncipe do Ministério Público”, ele foi o primeiro promotor a ingressar no Ministério Público do Distrito Federal por concurso de provas de títulos em 1951, primeiro promotor titular da 21ª Vara Criminal, o primeiro presidente da AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e o primeiro membro do MP a receber o Colar do Mérito Judiciário.

A obra “Cartas aos amigos” é um compilado de mais de 300 cartas escritas por Everardo a familiares, amigos e colegas ao longo dos últimos 30 anos, e que resgatam não apenas memórias da infância do autor, mas versam sobre uma gama de temas como literatura, pensamentos filosóficos, viagens e futuro. “São textos que escrevi de um tempo para cá. Sou nordestino, do sertão da Bahia, tenho uma história de vida com muito para contar”, disse o procurador aposentado, revelando seu segredo de longevidade: o amor ao próximo. “Para chegar a minha idade é preciso amar. Se você ama, você está feliz a todo momento”.

A ideia do livro, cujo lançamento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, veio a partir de Nataraj Trinta, historiadora do Centro de Memória. Ao se debruçar sobre a história de Everardo, o primeiro convidado do programa Personalidades do MPRJ, produzido pelo CDM em 2017, ela se encantou com os escritos recebidos por e-mail. Deu, então, a ideia de publicá-los. “Ele tem muita vitalidade, escreve de um jeito único. E foi muito minucioso no processo de seleção e revisão dos textos editados por Amina Vergara. Acompanhou vírgula por vírgula”, lembrou Nataraj.

Para o procurador de Justiça Claudio Henrique Viana, presidente reeleito da Amperj, Everardo é motivo de inspiração para os membros da Instituição fluminense.  “Pela lucidez, pela cultura, e por essa vontade de produzir, de compartilhar com os amigos seus pensamentos, isso não deixa de ser uma generosidade”, elogiou Claudio Henrique. Procurador de Justiça aposentado, Antônio Carlos Biscaia também fez questão de prestigiar o amigo, a quem definiu como um “símbolo do Ministério Público”: “Ele é um exemplo para todos nós. Com 98 anos, é uma figura ímpar. Essa homenagem é mais do que justa”, avaliou.

Coordenador do CDM/MPRJ, o procurador de Justiça Marcio Klang descreveu Everardo como “brilhante”. “Aos 98 anos, lançando um livro! Ele foi um promotor brilhante no júri, temido pelos advogados. Até hoje continua com o dom da palavra e com uma atualidade de pensamento impressionante. É uma alegria enorme estar aqui”, concluiu.

Por MPRJ

mprj
cdm
livro
centro de memoria
lançamento
cartas aos amigos
everardo moreira
344 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar