Notícia
Notícia
Em novo roteiro de viagens pelo interior do estado, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve na terça-feira (23/08) nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, no Norte Fluminense. O objetivo das visitas foi conhecer a realidade e dificuldades locais para ajudar os promotores nas soluções e também debater ações para melhorias dos serviços prestados pelo MPRJ à população dessas cidades. O ciclo das viagens institucionais começou no dia 17 de maio e se estenderá por todo o estado.
"Estamos visitando não só os CRAAIS, mas todas as unidades. Conhecendo as necessidades locais podemos identificar o que pode ser melhorado. Além da troca de experiências com os colegas, apresentamos projetos que auxiliam no atendimento à sociedade. Nos tempos atuais, é preciso se reinventar, atuar de forma ainda mais eficiente para entregar resultados", ressaltou o PGJ que, na mesma data, participou da cerimônia de descerramento da placa e do letreiro do edifício-sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Campos, que ganhou oficialmente o nome do promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos, falecido em agosto do ano passado.
Após a cerimônia, o PGJ se reuniu com membros das Promotorias da região. Quatro servidores do MPRJ apresentaram as ferramentas tecnológicas desenvolvidas para agilizar e aprimorar o trabalho na instituição, como o Racionalizar, o Plano Geral de Atuação (PGA) de Segurança Pública, o Parquet Digital e a Plataforma Gestão de Territórios, que utilizam inteligência artificial, dados georreferenciados e planejamento de gestão. O secretário-geral do MPRJ, Dimitrius Viveiros Gonçalves, também participou do encontro.
"Essa proximidade é muito bem-vinda. É importante que o procurador-geral de Justiça conheça a realidade local e perceba a necessidade de cada Promotoria, suas peculiaridades e dificuldades. O PGJ tem uma agenda com muitos compromissos e, ao reservar esse espaço de tempo para nós, prestigia o promotor local. Torna evidente a importância que dá ao trabalho executado na ponta, pelos membros que atuam diretamente nas cidades fluminenses", afirmou o promotor de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, coordenador do CRAAI de Campos dos Goytacazes.
Na quarta-feira (24/08), o procurador-geral de Justiça percorreu os municípios de Itaperuna, Cambuci, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade e Porciúncula, onde assinou o documento que transfere definitivamente para o Ministério Público o terreno onde, em 2008, foi construída a unidade local do MP. Dimitrius Viveiros Gonçalves também esteve presente nesta solenidade, além do coordenador do CRAAI de Itaperuna, promotor de Justiça Carlos Felipe Ventura Lopes; do promotor de Justiça Márcio Ferreira Fernandes, titular da Promotoria de Justiça de Porciúncula, e do prefeito Leonardo Coutinho.
"O Ministério Público funcionava em uma sala dentro do Fórum. Com a vinda para esse prédio, foi possível contar com uma estrutura muito melhor, mais eficiente. Agora fizemos a transferência em definitivo do terreno da prefeitura para o Ministério Público e quem ganha é a população", afirmou o prefeito de Porciúncula.
À noite, Luciano Mattos reuniu-se com promotores de Justiça da região no CRAAI Itaperuna, para trocar experiências e apresentar ferramentas desenvolvidas para otimizar a atuação ministerial. "Essa é uma ótima oportunidade para que o PGJ conheça melhor as sedes e possa dialogar diretamente com toda a equipe, servidores, estagiários e promotores. A troca de informações é, sem dúvida alguma, uma forma de aprimorar a prestação do serviço do Ministério Público", afirmou Carlos Felipe Ventura Lopes.
As viagens do PGJ pelo interior do Estado terão continuidade nesta quinta-feira (25/08), contemplando os municípios de Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Itaocara, Carmo, Sapucaia e Sumidouro, estendendo-se, assim, o roteiro a outras regiões fluminenses.
Visitas anteriores
Nas viagens do PGJ pelo interior do estado, realizadas nos dias 17 e 18/08, foram visitadas as Promotorias de Justiça localizadas na Costa Verde. Em 02/08, foram visitadas as Promotorias de Justiça de Magé, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Até o momento, além dos municípios já citados, Luciano Mattos esteve nas unidades do MPRJ que integram os CRAAIs de Macaé, Cabo Frio, Nova Friburgo, Petrópolis e Niterói.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)