Notícia
Notícia
O procurador de Justiça Marcellus Polastri Lima, falecido em 2019, recebeu uma homenagem, na sexta-feira (08/07), durante o Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ). O evento, que aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no centro da cidade, foi realizado de forma presencial e online, com transmissão pelas plataformas Zoom e Youtube.
O desembargador José Muiños Piñeiro Filho, presidente do fórum, abriu o encontro. “Eu poderia dizer que um evento em homenagem a Marcellus Polastri já seria uma obrigação de uma escola da magistratura e de um fórum especial com essa magnitude. Devo registar que no momento que foi idealizado esse evento, foi enorme o número de profissionais do processo penal que se colocaram à disposição. Marcellus é uma referência para o processo penal, não só nacional, mas também internacional”, afirmou.
O promotor de Justiça Décio Alonso, que organizou o encontro, falou em seguida. “Eu particularmente resgato uma dívida histórica que tenho com o professor Marcellus. Foi em 2002, quando eu estudava para o concurso do Ministério Público que ele surgiu para mim, como examinador. Tenho muita satisfação de ter passado pelo crivo de Marcellus e depois, ao longo do exercício funcional, tivemos uma convivência mais próxima e nos tornamos amigos”, ressaltou
A subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Gonçalves, representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. “É uma homenagem muito merecida, eu também fui aluna do professor Marcellus em um curso preparatório para ingresso na carreira e depois tive a honra de também ser sua colega. Ele era uma pessoa muito especial e é sempre lembrado pelo brilhantismo tanto no Ministério Público quanto no mundo acadêmico”, pontuou Ediléa Gonçalves.
Estiveram presentes ao evento as advogadas Natália Costa Polastri Lima e Renata Oliveira Polastri, filha e viúva de Marcellus Polastri; a procuradora de Justiça Leila Costa, mãe de Natália; o procurador de Justiça Dennis Aceti, vice-presidente da Associação do Ministerio Público Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ) e o promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), entre outros.
“É muito emocionante estar aqui, me sinto extremamente lisonjeada com todas as lindas palavras que foram deferidas em favor de Marcellus não só como profissional, mas também como homem que foi. Estamos aqui entre amigos", afirmou Renata Polastri. O fórum contou com palestras sobre Prisão processual e a presunção do estado de inocência”, “Os direitos humanos internacionais e a reforma processual penal”, “Execução provisória da pena no júri?”, entre outros temas.
Ao final do evento, Renata Polastri e Natália Polastri receberam uma placa em homenagem a Marcellus Polastri Lima, que foram entregues pela subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Gonçalves e pelo promotor de Justiça Décio Alonso. “É uma alegria imensa saber que a obra de meu pai continua sendo revisitada. Estou muito feliz”, disse Natália.
Por MPRJ
Para assistir o fórum na íntegra acesse os links
(Dados coletados diariamente)