Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, no último dia 27/05, a última aula do curso “A Importância dos Municípios na Segurança Pública”, com o tema “Espaços Urbanos e Prevenção ao Crime e à Violência”. A aula foi ministrada por Julia Guerra Fernandes, gerente executiva do FGV/CCAS e Marília Gouvea Ferreira Lima, secretária municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, no Ceará.
A exposição de Julia Guerra girou em torno das seguintes perguntas: “Como tornar a prevenção ao crime mais eficiente? Como identificar áreas de atuação prioritárias? O que fazer nestas áreas para prevenir o crime? E o que pode ser feito do ponto de vista individual?”. Além desses tópicos, ela também apresentou os principais desafios e compartilhou aprendizados com os alunos.
Em seguida, a secretária do município cearense, Marília Gouvea, abordou a política de prevenção à violência que foi implementada em sua cidade. Inicialmente, a palestrante apresentou alguns dados geográficos e demográficos de Sobral e explicou que houve um pacto envolvendo as esferas estadual e municipal, que teve como diretriz principal a realização de ações em territórios com altos índices de violência. Entre as ações realizadas está a criação de “Espaços Criativos” em 49 regiões, cujas etapas também foram apresentadas pela secretária.
O curso foi idealizado pelos promotores de Justiça David Francisco de Faria, coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada do MPRJ, e Justiça Reinaldo Lomba, coordenador- geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ). A capacitação, realizada em quatro aulas, com carga-horária total de 12 horas, foi uma iniciativa inédita do MPRJ voltada para treinar gestores municipais na área.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)