Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ e Departamento de Justiça dos EUA reúnem-se para discutir o combate ao crime organizado
Publicado em Wed May 18 09:44:23 GMT 2022
- Atualizado em Wed May 18 09:47:48 GMT 2022
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, recebeu, na terça-feira (10/02), a visita de representantes do Departamento de Justiça e do Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA) com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo. O encontro discutiu o estreitamento da cooperação entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Consulado, para fortalecer o combate ao crime organizado.
Na abertura da reunião, Luciano Mattos fez um breve resumo da atuação dos membros do MP com atuação no combate à criminalidade organizada e suas dimensões, e esclareceu dúvidas sobre as diferentes formas de atuação em relação ao crime organizado no estado. O PGJ também ressaltou a importância do diálogo entre o MPRJ e o consulado americano. “O consulado tem colaborado diretamente nas questões de investigação criminal, na área cibernética, de crimes transnacionais e na criminalidade violenta”, pontuou.
O procurador da República do Departamento de Justiça dos EUA, Om Kakani, destacou as parcerias com outros países, para enfrentar e combater o crime organizado, transnacionais e contra os cidadãos do mundo. “Esperamos que, juntos, possamos enfrentar com efetividade os crimes de corrupção, cibernéticos de propriedade intelectual e organizados”, ressaltou.
Participaram da reunião o agente Especial do FBI, Anthony Frazier; o assistant director for Western Hemisphere Programs, ICITAP, Samuel Colon; a deputy assistant director for Forensics, ICITAP, Brittany Graham; e a Program Officer, ICITAP, Veronika Escobar; o investigador de fraudes criminais do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, do Diplomatic Security Service (DSS), Vinicius Rosa; o assessor do Consulado dos EUA em São Paulo, Rodrigo Mendes Dias; a assistente de Investigação do Servidor de Segurança Diplomática, Jeselyn Campos.
Pelo MPRJ estiveram presentes o coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, promotor de Justiça David Francisco de Faria; o consultor jurídico, promotor de Justiça Emerson Garcia; e o secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros Gonçalves.
Na quarta-feira (11/05), a comitiva visitou a Coordenadoria de Segurança e Inteligência. O coordenador da CSI/MPRJ, promotor de Justiça Eduardo Rodrigues Campos, apresentou as estruturas da Coordenadoria: a Divisão de Inteligência (DINT), a Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT), a Divisão Especial de Inteligência Cibernética (DEIC), a Divisão de Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro e à Corrupção (DLAB), a Divisão de Segurança Institucional (DSI), e a Divisão de Controle de Demandas e Apoio Administrativo (DCDA).
Ao fim do encontro, Samuel Colon comentou a apresentação: “Minha primeira impressão é que se trata de uma unidade muito bem organizada e equipada. Excelente”, destacou o assistant director for Western Hemisphere Programs, ICITAP. “É uma estrutura muito sofisticada para atender a perspectiva forense e há muito a ser feito utilizando as tecnologias de alto padrão que estamos vendo por aqui”, comentou Brittany Graham, deputy assistant director for Forensics, ICITAP.
Por MPRJ
441
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)
Notícias Relacionadas
Institucional
14/03/2022
Promotora de Justiça Simone Sibilio recebe o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem dos EUA
Institucional
12/05/2023
MPRJ participa de Encontro Internacional de Cibercrimes realizado na Argentina
Institucional
28/04/2022
MPRJ recebe visita do Secretário de Estado Adjunto dos EUA