NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e Departamento de Justiça dos EUA reúnem-se para discutir o combate ao crime organizado
Publicado em Wed May 18 09:44:23 GMT 2022 - Atualizado em Wed May 18 09:47:48 GMT 2022
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, recebeu, na terça-feira (10/02), a visita de representantes do Departamento de Justiça e do Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA) com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo. O encontro discutiu o estreitamento da cooperação entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Consulado, para fortalecer o combate ao crime organizado.
 
Na abertura da reunião, Luciano Mattos fez um breve resumo da atuação dos membros do MP com atuação no combate à criminalidade organizada e suas dimensões, e esclareceu dúvidas sobre as diferentes formas de atuação em relação ao crime organizado no estado. O PGJ também ressaltou a importância do diálogo entre o MPRJ e o consulado americano. “O consulado tem colaborado diretamente nas questões de investigação criminal, na área cibernética, de crimes transnacionais e na criminalidade violenta”, pontuou. 
 
O procurador da República do Departamento de Justiça dos EUA, Om Kakani, destacou as parcerias com outros países, para enfrentar e combater o crime organizado, transnacionais e contra os cidadãos do mundo. “Esperamos que, juntos, possamos enfrentar com efetividade os crimes de corrupção, cibernéticos de propriedade intelectual e organizados”, ressaltou.  
 
Participaram da reunião o agente Especial do FBI, Anthony Frazier; o assistant director for Western Hemisphere Programs, ICITAP, Samuel Colon; a deputy assistant director for Forensics, ICITAP, Brittany Graham; e a Program Officer, ICITAP, Veronika Escobar; o investigador de fraudes criminais do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, do Diplomatic Security Service (DSS), Vinicius Rosa; o assessor do Consulado dos EUA em São Paulo, Rodrigo Mendes Dias; a assistente de Investigação do Servidor de Segurança Diplomática, Jeselyn Campos.
 
Pelo MPRJ estiveram presentes o coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, promotor de Justiça David Francisco de Faria; o consultor jurídico, promotor de Justiça Emerson Garcia; e o secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros Gonçalves. 
 
Na quarta-feira (11/05), a comitiva visitou a Coordenadoria de Segurança e Inteligência. O coordenador da CSI/MPRJ, promotor de Justiça Eduardo Rodrigues Campos, apresentou as estruturas da Coordenadoria: a Divisão de Inteligência (DINT), a Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT), a Divisão Especial de Inteligência Cibernética (DEIC), a Divisão de Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro e à Corrupção (DLAB), a Divisão de Segurança Institucional (DSI), e a Divisão de Controle de Demandas e Apoio Administrativo (DCDA). 
 
Ao fim do encontro, Samuel Colon comentou a apresentação: “Minha primeira impressão é que se trata de uma unidade muito bem organizada e equipada. Excelente”, destacou o assistant director for Western Hemisphere Programs, ICITAP. “É uma estrutura muito sofisticada para atender a perspectiva forense e há muito a ser feito utilizando as tecnologias de alto padrão que estamos vendo por aqui”, comentou Brittany Graham, deputy assistant director for Forensics, ICITAP. 
 
Por MPRJ
consulado americano
consulado geral dos estados unidos
combate crime organizado
441 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar