Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou, nesta quinta-feira (07/04), ao órgão de controle interno do Estado, a Controladoria-Geral (CGE-RJ), a ferramenta Painel de Compras, que permite visualizar dados sobre compras e contratações planejadas e realizadas pelo Poder Executivo, utilizando recursos de inteligência de dados e gerando alertas sobre sobrepreços. Desenvolvido pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), em parceria com o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), o Painel de Compras já é utilizado em auxílio aos membros da instituição, que investigam o uso indevido do dinheiro público.
Pelo MPRJ, participaram da apresentação a subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Gonçalves, o secretário-geral de Planejamento Institucional, Marcus Leal, o assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, Sidney Rosa, o diretor de Gestão do Conhecimento, André Herdy, e a gerente da GADG/MPRJ, Cristiane Ramos Justen, além de integrantes da equipe da Diretoria de Gestão do Conhecimento.
A ferramenta foi apresentada ao controlador-geral do Estado, Jurandir Lemos Filho, à subcontroladora-geral do Estado, Ana Luiza Pereira Lima, ao auditor-geral do Estado, Carlos Henrique Sodré Coutinho, e ao corregedor-geral do Estado, Jose Múcio Gusmão Porto, além de integrantes da equipe da CGE-RJ.
A subprocuradora-geral de Planejamento e Políticas Institucionais ressaltou a necessidade de integração entre os entes públicos. “Essa integração é fundamental para o desenvolvimento de nossa forma de atuar, uma vez que o Painel de Compras é uma ferramenta muito importante para auxiliar nossos membros a prevenir o mau uso do recurso público. E o doutor Sidney Rosa tem feito um trabalho excepcional, comandando esse processo e dando suporte a essa ferramenta e a outras que estão em desenvolvimento”, afirmou Ediléa Gonçalves.
Já o secretário-geral de Planejamento Institucional destacou que a execução do orçamento público de forma transparente é um objetivo comum ao MPRJ e à CGE-RJ. “Essa é uma difícil missão, de controle dos gastos públicos, e todos queremos uma execução de orçamento correta. Por isso, eu espero que esse magnífico trabalho implique em melhoria das nossas atividades, com ganho de tempo e de qualidade, e que o estado do Rio se torne um exemplo nesse campo para o país”, declarou Marcus Leal.
Durante a apresentação da ferramenta, Sidney Rosa confirmou a importância da parceria com os órgãos de controle para a mudança de cultura com relação à fiscalização dos gastos públicos. “Nós não queremos ser vistos como o poder repressor, que só visa à punição, mas buscamos estabelecer parcerias que possam evitar o mau uso do recurso. Compartilhando as informações que possuímos, e mudando essa lógica de trabalho, podemos priorizar casos que causam maior dano ao erário. A tendência é que, atuando de forma colaborativa e recebendo feedback sobre as funcionalidades da ferramenta, possamos aprimorar o produto e atuar de forma mais eficaz”, disse o assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional.
Para o controlador-geral do Estado, a parceria entre o MPRJ e a CGE-RJ é bem-vinda e necessária. “Nós estamos passando por um processo de evangelização digital, trocando o analógico pelo digital e mudando a cultura do órgão. Nesse sentido, pudemos notar que o Painel de Compras irá nos ajudar bastante, principalmente o trabalho do auditor. Gostaríamos de agradecer pela parceria e parabenizar o MPRJ pela qualidade da ferramenta”, afirmou Jurandir Lemos Filho.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)