NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ participa de reunião do CNPG, que elege nova presidente
Publicado em Thu Apr 07 16:35:59 GMT 2022 - Atualizado em Thu Apr 07 16:32:43 GMT 2022

A procuradora-geral de Justiça da Bahia (MPBA), Norma Cavalcanti, foi eleita, nesta quinta-feira (07/04), presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). A eleição ocorreu durante a reunião ordinária do colegiado, realizada em Macapá, no Amapá, com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Antes do resultado da eleição ser declarado, foram debatidas na reunião pautas diversas de interesse do Ministério Público.

Norma Cavalcanti concorreu ao posto de presidente do CNPG com o PGJ de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior. A votação encerrou com empate em número de votos - foram 14 para Norma e 14 para Jarbas. As regras de desempate definiram a vencedora. "Agradeço a todos os procuradores-gerais. Digo que sempre luto pelo bem, que sou uma mulher do bem, que vive o bem e anseia o bem. Peço apoio nessa jornada a todos os procuradores-gerais de Justiça, principalmente de Jarbas, aos conselheiros aqui presentes e às associações de classe. O Ministério Público é uno e indivisível", falou Norma Cavalcanti.

A atual presidente do CNPG, Ivana Cei, conduziu a sessão. "Em nome do colegiado, parabenizo a doutora Norma e também o doutor Jarbas. São dois grandes expoentes do MP brasileiro. Meu desejo é que seja feita uma profícua gestão", disse. O encontro desta quinta-feira foi marcado por diversas falas de agradecimento e de elogio ao trabalho que Ivana Cei desempenhou à frente do CNPG. A próxima reunião do conselho está marcada para o dia 28 de abril, quando deverá tomar posse a nova diretoria.

Também estiveram na mesa o corregedor-nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque, os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Rinaldo Lima; Paulo César Passos e Jaime Miranda; o secretário-geral do CNMP Carlos Vinícius Alves, representando o procurador-geral da República Augusto Aras; o  presidente da Conamp, Manoel Murrieta; a presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP (CNOMP), Selma Magda; e dos ex-conselheiros Marcelo Weitzel e Sílvio Roberto Amorim Júnior.

Natural de Inhambupe/BA, Norma Cavalcanti, atual procuradora-geral de Justiça da Bahia, ingressou na instituição em 1992, foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). Foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Por MPRJ

mprj
pgj
cnpg
eleição
luciano mattos
116 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar