Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou no sábado (18/12) da cerimônia de entrega das insígnias do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) aos promotores de Justiça aprovados no XXXV Concurso para Ingresso na Carreira. O evento foi promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio (Amperj) e realizado no Hotel Fairmont, em Copacabana.
No auditório, 40 novos promotores de Justiça receberam as boas-vindas, ouviram palavras de encorajamento para a carreira e de reconhecimento pela determinação que tiveram no concurso. A insígnia foi colocada à esquerda do peito por um 'padrinho' escolhido por eles. O promotor de Justiça Heleno Nunes Filho discursou em nome da turma aprovada. Ele dirigiu sua mensagem aos colegas de concurso, trazendo reflexões e ideias sobre como buscar melhores resultados dentro da instituição. "Cabe a nós, na condição de novatos, ainda com fôlego para superar as barreiras existentes, alimentar o ideal de sociedade que queremos. Usemos a imaginação, sejamos inovadores, pensemos em soluções nunca antes pensadas, desde a tarefa mais simples até o exercício da atividade-fim", disse Heleno, que concluiu: "E tenhamos, enfim, sabedoria para descobrir novos jeitos de promover a Justiça no Estado do Rio de Janeiro".
O PGJ, Luciano Mattos, comentou que a chegada de novos membros dá força e também traz novas perspectivas para a instituição. "Nossa atuação em algumas áreas é a mesma há décadas. Temos que mudar a cultura de atuação, de como queremos alcançar os resultados e isso é um processo lento. É fundamental que vocês que estão chegando tragam essa renovação e novas perspectivas. Queremos o Ministério Público resolutivo, que é parte da solução e não do problema" disse o procurador-geral de Justiça, que aconselhou: "Além de aprimorar nossas ferramentas, é fundamental estar próximo da população, tendo diálogo permanente com a sociedade".
O presidente da Amperj, Cláudio Henrique da Cruz Viana, refletiu sobre os desafios que estão por vir na carreira, compartilhando três sugestões para ajudá-los na jornada: sejam independentes, ampliem multidisciplinarmente seus horizontes de conhecimento, não se preocupem demais com o futuro. E registrou que os promotores de Justiça já iniciaram suas carreiras enfrentando questões jurídicas inéditas e complexas decorrentes da pandemia. "Os colegas do 35º Concurso atenderam ao chamado do Ministério Público em meio ao período mais grave e desafiador de nossa época. Mas sabemos também que mar calmo nunca fez bom marinheiro. A verdade é que tempos difíceis costumam forjar pessoas fortes e singulares, que estão sempre preparadas para superar as piores tormentas e destinadas a construir tempos prósperos no futuro".
Houve também a leitura de mensagem de apoio e agradecimento enviada pelo ex-procurador-geral de Justiça Eduardo Gussem aos promotores do 35º Concurso, lida pela promotora de Justiça Renata Mello Chagas.
Ao fim da solenidade de entrega das insígnias, os presentes celebraram a noite em um coquetel oferecido pela Amperj.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)