NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ integra mesa de debates institucionais em encontro promovido pelo MPRS
Publicado em Sat Nov 27 10:28:21 GMT 2021 - Atualizado em Sat Nov 27 10:33:34 GMT 2021

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, durante os dias 25 e 26 de novembro, do evento “Encontro Estadual - MPRS: Desafios e Perspectivas”, realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, o PGJ integrou a mesa de abertura e, nesta sexta-feira, participou do painel “Debates Institucionais” ao lado de Angela Salton, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), que mediou o evento. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e Mário Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) também participaram do painel.

Em sua participação, Luciano Mattos destacou que é preciso registrar os avanços do Ministério Público na história e propõe o diálogo para promover um perfil mais resolutivo da instituição. “Costumo lembrar que nós tivemos a fase da conquista, a luta para conquistar o que temos na Constituição hoje, um Ministério Público que é diferente do mundo todo. Depois a fase pós-Constituição, a consolidação desse perfil, com vários avanços onde o Ministério Público ganhou força e prestígio. E agora estamos na fase da manutenção, uma luta diária para que consigamos manter as conquistas que levamos muito tempo para alcançar. Por isso eu proponho uma autorreflexão, pois através dela vamos conseguir vencer os obstáculos. Também proponho o diálogo entre os colegas, a sociedade que é o nosso sustentáculo, e com os demais poderes. Dialogar buscando um Ministério Público resolutivo, que faz parte da solução e não do problema”, afirmou o PGJ.

“Gostaria de citar também a questão tecnológica, as novas ferramentas, que são o futuro. Estamos caminhando para uma nova realidade, com novos modelos de trabalho e a contribuição da inteligência artificial. E é importante também destacar a questão da eficiência. Nós, enquanto gestores, temos que traçar a linha administrativa, buscar a eficiência e contribuir com esse debate. O princípio da eficiência é fundamental para o Ministério Público”, concluiu Luciano Mattos. 

A programação incluiu reuniões dos Conselhos Temáticos, debates e palestras sobre a atuação institucional e o contexto sociopolítico e econômico atual. O encontro foi finalizado pela palestra “Ministério Público 5.0 - Qual o Ministério Público que a sociedade necessita?”, ministrada pelo procurador de Justiça do MPRS, Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Por MPRJ

mprj
mprs
luciano mattos
debates institucionais
71 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar