Notícia
Notícia
Notícia
Núcleo de Saúde Ocupacional do MPRJ realiza campanha de combate ao câncer de próstata
Publicado em Tue Nov 23 20:26:46 GMT 2021
- Atualizado em Tue Nov 23 20:26:36 GMT 2021
Pelo quinto ano consecutivo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), realiza a campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar membros, servidores, estagiários e colaboradores a respeito da prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Por meio de folders eletrônicos e com uma linguagem simples, o NSO/MPRJ chama atenção para três fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata: a idade, homens acima de 50 anos, ou com 45 anos que façam parte do grupo de risco, devem ir ao urologista anualmente; a obesidade, além daqueles que fazem uso abusivo de álcool e tabaco; e o histórico familiar.
Para incentivar o público-alvo da campanha, o NSO/MPRJ está concedendo pedidos de exames preventivos de câncer de próstata, PSA do sangue – total e livre. As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail nucleosaude@mprj.mp.br. Com o resultado do exame em mãos, o paciente deve procurar um médico urologista.
“O ponto relevante da campanha é atingir a indesejada cultura de negligência e de preconceito contra os exames de prevenção. É uma doença grave e o diagnóstico precoce é primordial para o sucesso do tratamento. Muito importante que os integrantes da instituição, sejam membros, servidores ou demais colaboradores, conscientizem-se a respeito da importância dessa iniciativa”, destacou o secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros.
Médica endocrinologista do Núcleo de Saúde Ocupacional do MPRJ, Alessandra Matheus, lembra que o câncer de próstata é o responsável por aproximadamente 30% das mortes oncológicas e ressalta a importância do exame preventivo. “A ideia da campanha é difundir a única forma de garantia de sua cura, que é a prevenção precoce. Nas fases iniciais, não apresenta sintomas, que quando aparecem, já se encontram em fase tardia. Dessa forma, o objetivo do Novembro Azul é conscientizar os homens que façam o exame mesmo na ausência de sintomas”, concluiu a médica.
Para o idealizador da campanha, o Coordenador de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho do MPRJ, servidor Sergio Ribeiro, a expectativa é conscientizar e prolongar a qualidade de vida de cada integrante da instituição. “O ideal é que seja rotina realizar exames ambulatoriais e comparecer ao seu médico assistente. Doenças crônicas tratadas logo no início, não impactam no cotidiano dos indivíduos”, ressaltou.
Por MPRJ
156
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)