Artigo das Pags 227-255
jul./set. 2023.
A admissibilidade e a racionalidade da prova: algumas notas a partir de um contexto subjetivista do direito probatório brasileiro
Artigo
A admissibilidade e a racionalidade da prova: algumas notas a partir de um contexto subjetivista do direito probatório brasileiro
Autor
Robson Renault Godinho
Doutor e Mestre em Direito Processual Civil (PUC/SP). Mestre em Raciocínio Probatório pela Universitat de Girona. Promotor de Justiça do Ministério Púbico do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo
O propósito deste texto é registrar a necessidade de o raciocínio probatório seguir a concepção racionalista, superando um contexto de ampla subjetividade, ou seja, insistir no racionalismo em um ambiente que lhe é hostil.
Abstract
The purpose of this text is to record the need for evidential reasoning to follow the rationalist conception, overcoming a context of broad subjectivity, that is, to insist on rationalism in an environment that is hostile to it.
Palavras-chave
Racionalidade. Direito probatório brasileiro. Prova pericial.
Keywords
Rationality. Brazilian evidentiary law. Expert proof.
Como citar este artigo:
GODINHO, Robson Renault. A admissibilidade e a racionalidade da prova: algumas notas a partir de um contexto subjetivista do direito probatório brasileiro. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 89, p. 227-255, jul./set. 2023.