Artigo das Pags 165-192
abr./jun. 2023.
O sistema brasileiro de justiça multiportas como um sistema auto-organizado: interação, integração e seus institutos catalisadores
Artigo
O sistema brasileiro de justiça multiportas como um sistema auto-organizado: interação, integração e seus institutos catalisadores
Autor
Fredie Didier Jr.*
Leandro Fernandez**
* Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UFBA. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Livre-Docente pela USP. Membro da Associação Internacional de Direito Processual, do Instituto IberoAmericano de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo. Advogado.
** Doutor e Mestre em Direito (UFBA). Juiz do Trabalho no TRT-6. Membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da Anamatra. Coordenador Adjunto da Escola Judicial do TRT-6. Membro da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo.
Resumo
O ensaio tem o propósito de propor a compreensão do sistema brasileiro de justiça multiportas como um sistema auto-organizado, que encontra no Código de Processo Civil sua norma central de organização, além de examinar a interação entre seus sujeitos componentes e os mecanismos catalisadores de integração do sistema.
Abstract
The purpose of this essay is to propose an understanding of the Brazilian multidoor courthouse system as a self-organized system, which finds its central organizational norm in the Code of Civil Procedure, and to examine the interaction between its component subjects and the catalyzing mechanisms for system integration.
Palavras-chave
Sistema de justiça multiportas. Auto-organização. Código de Processo Civil.
Keywords
Multidoor courthouse system. Self-organization. Civil Procedure Code.
Como citar este artigo:
DIDIER JUNIOR, Fredie; FERNANDEZ, Leandro. O sistema brasileiro de justiça multiportas como um sistema auto-organizado: interação, integração e seus institutos catalisadores. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 88, p. 165-192, abr./jun. 2023.