Artigo das Pags 315-319
Out/Dez 2020
Contradições entre a ordem jurídica e a necropolítica
Artigo
Contradições entre a ordem jurídica e a necropolítica
Autor
Delmo Mattos*Cristian de Oliveira Gamba**
* Doutor em Filosofia pela UFRJ. Pós-Doutor em Teoria do Direito pelo PPGDIR da UFMA. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA e Programa de Pós-graduação em Direito da UniCEUMA.** Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA).
Resumo
A necropolítica consiste numa moderna forma de gerenciamento dos contingentes populacionais excluídos, através da qual intensifica-se o processo de descarte da vida humana. A morte como técnica de governo garante a manutenção e a perpetuação das relações de dominação dentro de uma determinada realidade social. O objetivo do artigo consiste em debater o estabelecimento da necropolítica como forma de atribuir valores diferenciais à existência humana, definindo as estruturas valorativas da ordem jurídica contemporânea.
Abstract
Necropolitics consists of a modern way of managing excluded population contingents, through which the process of discarding human life is intensified. Death as a technique of government guarantees the maintenance and perpetuation of relations of domination within a given social reality. The aim of the article is to debate the establishment of necropolitics as a way of attributing differential values to human existence, defining the valuation structures of the contemporary legal order.
Palavras-chave
Morte. Necropolítica. Vida humana. Dignidade. Violência.
Keywords
Death. Necropolitics. Human life. Dignity. Violence.
Como citar este artigo:
MATTOS, Delmo; GAMBA, Cristian de Oliveira. Contradições entre a ordem jurídica e a necropolítica. In: Revista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nº 78, p. 315-319, out./dez. 2020.