Para Matar a Saudade
Idealizado em 2020 pelo Dr. Márcio Klang, Coordenador do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, e desenvolvido pela equipe do memorial, o projeto tem o objetivo de homenagear membros(a) e servidores(a) que tiveram papel de destaque no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Concebido no contexto da pandemia do Coronavírus, o processo é fundamentado em pesquisas nos acervos pessoais e institucionais e na coleta de depoimentos de familiares e amigos(a) que conviveram com o(a) homenageado(a). As entrevistas são gravadas por meio do aplicativo Microsoft Teams e são editadas com a inserção de imagens dos acervos pessoais fornecidas pelos(a) entrevistados(a).
Trata-se de uma abordagem carinhosa e saudosa, na qual os(a) entrevistados(a) descrevem a personalidade do(a) homenageado(a), comentam fatos pessoais e institucionais curiosos, e relatam o que falariam se revissem seus queridos(a) companheiros(a).
Cada conjunto de depoimentos gera um arquivo de mídia a partir das seguintes fases de trabalho:
- Pesquisa no acervo institucional para coleta de conteúdo textual e iconográfico do membro ou servidor(a) homenageado(a) do MPRJ
- Levantamento dos(a) possíveis entrevistados(a) e agendamento de três a quatro entrevistas
- Gravação da entrevista conduzida pelo Dr. Márcio Klang com as pessoas que tiveram laços de afeição e amizade com o (a) homenageado(a)
- Recolhimento de material textual e iconográfico do acervo pessoal do(a) entrevistado(a) sobre o(a) homenageado(a)
- Licenciamento do direito de uso de imagem da pessoa entrevistada e do seu acervo pessoal
- Edição do conteúdo e das imagens em um bloco audiovisual com duração máxima de 15 minutos
- Divulgação no site do MPRJ e no YouTube institucional